A AirHelp é uma organização que se destaca globalmente na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, especializada em auxiliar os viajantes a obter compensações devidas por atrasos, cancelamentos e outros inconvenientes relacionados com voos. Fundada em 2013, a AirHelp tem sede em Nova Iorque e opera em mais de 30 países, incluindo Portugal. Um estudo recente, elaborado por este empresa e que abrangeu 239 aeroportos internacionais, destaca pela negativa um aeroporto português, colocando-o como um dos piores do mundo. O estudo avaliou vários critérios, incluindo a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e lojas, como avança o Jornal Económico.
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é considerado o pior de Portugal e um dos piores do mundo, conforme revela um estudo recente da AirHelp. Esta análise, que abrangeu 239 aeroportos internacionais, destaca ainda o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, como o melhor do país.
Nos parâmetros avaliados, o aeroporto de Lisboa encontra-se entre os piores do mundo, ocupando a 234ª posição com uma pontuação de 6,59. A pontualidade foi o aspecto que mais penalizou o Aeroporto Humberto Delgado, com uma nota de apenas 5,80. Já a consideração pelos clientes obteve 7,60 pontos, enquanto as instalações de restauração e lojas alcançaram 7,80 pontos.
Por outro lado, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, posicionou-se de forma mais favorável, obtendo 7,60 pontos e alcançando a 117ª posição do ranking. O Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, ficou em 185º lugar, com um total de 7,27 pontos.
A nível global, o estudo da AirHelp elegeu o Aeroporto Doha Hamad, no Catar, como o melhor do mundo, com uma pontuação de 8,52. Este último melhorou significativamente a sua posição em relação ao ano anterior, quando ocupava o quinto lugar.
Na segunda posição encontra-se o Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, com 8,50 pontos, seguido de perto pelo Chubu Nagoya, no Japão, que obteve 8,49 pontos.
Leia também: Vai reabrir um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve