A grande maioria das cidades, vilas e aldeias portuguesas tem pelo menos uma escadaria que o leva a pensar se vale ou não o esforço de a subir. Algumas destas escadarias chegam inclusivamente a ser consideradas atrações turísticas, tal é a fama que acabam por ganhar ao longo do tempo. É o que acontece, por exemplo, com as Escadas Monumentais de Coimbra, erguidas nos anos 50 do século XX e que ligam a Praça D. Dinis à Praça da República. No Algarve, há também uma escadaria que deve subir pelo menos uma vez na vida.
Comecemos no norte o roteiro que destaca as escadarias portuguesas que deve subir pelo menos uma vez na vida. O blog Volto Já começa por destacar os Escadórios do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga. Estas escadas têm 116 metros de altura, unem a parte alta da cidade ao Santuário e seguem um percurso paralelo ao do Elevador do Bom Jesus. Esta é uma das escadarias mais famosas do país.
Mais a sul, em Sintra, poderá deparar-se com a Escadaria da Quinta da Regaleira. Trata-se de uma escadaria em espiral, constituída por nove patamares, separados por lanços de 15 degraus. Em Lisboa, as escadas do bairro de Alfama são também consideradas atração turística e fazem parte do roteiro de muitos turistas que estão de visita à capital portuguesa.
O Algarve também tem escadarias e há uma em particular que deve descer (e depois subir) uma vez na vida. Fica em Lagos e leva-o até uma das praias mais famosas da região Algarvia. Falamos da Praia do Camilo. A escadaria conta com cerca de duas centenas de degraus e todos aqueles que se aventurarem a percorrê-los irão ser conduzidos até um pequeno areal cercado por falésias. Apesar de pequena, a praia conta com um restaurante, cujas especialidades são o peixe e o marisco.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês