No final de 2023, a InterNations entrevistou emigrantes de 177 nacionalidades para avaliar quais as melhores cidades do mundo para viver e trabalhar. A lista conta com um total de 49 cidades e entre as melhores estão algumas que ficam bem perto de Portugal. Os critérios para definir quais as melhores cidades foram a qualidade de vida, a facilidade de adaptação, finanças pessoais e outras questões essenciais para os emigrantes, como a habitação.
Fica a menos de 400 km de Vila Real de Santo António e é para os emigrantes a melhor cidade para viver e trabalhar. Falamos de Málaga, situada na costa sul de Espanha. Conhecida pelas suas praias e pelo museu que alberga 200 obras doadas por membros da família de Picasso, a cidade espanhola destaca-se no que diz respeito à simpatia dos habitantes locais, não esquecendo o clima, as opções de lazer, a saúde e a habitação.
De acordo com os emigrantes que participaram no estudo da InterNations, a segunda melhor cidade para viver pertence também ao país vizinho. Alicante é banhada pelo Mediterrâneo e sobressai-se pela sensação de se ser bem recebido e pelo custo de vida. No entanto, os entrevistados indicam que a cultura empresarial local não favorece a criatividade, o trabalho autónomo e a flexibilidade.
A encerrar o pódio está uma outra cidade espanhola. A qualidade de vida elevada, o custo de vida, a habitação a preços acessíveis e a simpatia dos residentes locais são alguns dos aspetos que tornam Valência uma das melhores cidades para viver, segundo os emigrantes entrevistados neste estudo. Ainda no Top5 de melhores cidades estão Ras al-Khaimah e Abu Dhabi, ambas situadas nos Emirados Árabes Unidos.
Leia também: Carnaval: É feriado ou não? Saiba o que diz a lei