Se vai de férias até ao Algarve e procura uma praia com poucos banhistas, há um areal que cumpre este requisito. No entanto, para lá chegar terá de descer uma grande escadaria de madeira que, apesar de exigir algum esforço físico, proporcionar-lhe-á uma vista sobre a praia, digna de algumas fotografias. Uma vez no areal, escolher um lugar para estender a toalha não será uma tarefa difícil, já que este tem 500 metros de extensão e não é muito procurado pelos banhistas.
A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, em Aljezur, e apesar da sua grande extensão, nos períodos de maré cheia o areal pode ficar bastante estreito, havendo até uma tendência para desaparecer, sobretudo nos meses de inverno.
Já durante os períodos de maré baixa, formam-se piscinas naturais entre as rochas e é possível observar pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços do mar, estrelas do mar, camarões e caranguejos.
Quanto à origem do nome da praia não há certezas, contudo, reza a lenda que terá surgido na sequência da chegada ao local de sete caravelas que transportavam escravos, em finais do século XVI. A praia pertence ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e encontra-se delimitada por arribas de xisto. Ao contrário de muitas praias da Costa Vicentina, a Praia de Vale dos Homens não está destinada à prática de surf.
Durante o verão o areal encontra-se vigiado por nadadores-salvadores, mas não existe qualquer equipamento de apoio, pelo que terá de trazer a sua água e comida. Segundo o Algarve Portugal Tourism, o areal também não dispõe de chapéus de sol e espreguiçadeiras para alugar, sendo que também não existem casas de banho disponíveis.
Leia também: Conheça o SPA do Algarve onde pode passar o dia por 20€