Aqueles que partem em busca das praias mais bonitas do Algarve possivelmente já se depararam com a praia que se encontra imediatamente à frente da aldeia histórica de Cacela Velha. Do topo da aldeia, junto à igreja, muitos são os que tiram uma fotografia à paisagem que tem a Ria Formosa como protagonista. A beleza da praia em frente atrai muitos banhistas, mas trata-se de uma “zona não apta para prática balnear”.
Para chegar à Praia de Cacela Velha é necessário atravessar a Ria Formosa. Quando a maré está vazia, a ria transforma-se num troço de areia que permite a passagem para a praia, contudo, na preia-mar o cenário é o oposto. As pessoas atravessam a ria e todas as semanas são vários os banhistas resgatados pelos elementos do projeto “Sea Watch”.
Este é o segundo ano em que o município de Vila Real de Santo António alerta para os perigos do acesso à Praia de Cacela Velha, uma vez que muitos banhistas arriscam a atravessar a Ria Formosa a pé e “colocam em causa a sua própria segurança, principalmente quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar”.
Apesar de a Autoridade Marítima Nacional se mostrar preocupada com o número de ocorrências registadas naquele local, segundo a TVI não é possível proibir o acesso à Praia de Cacela Velha, dado que esta está inserida no Domínio Público Marítimo. Assim sendo, o município pode apenas desaconselhar a utilização desta praia.
Como alternativa tem, por exemplo, a Praia da Fábrica. Eleita em 2015 uma das melhores praias do mundo, este areal encontra-se vigiado por nadadores-salvadores durante a época balnear. Para além disso, a travessia da Ria Formosa é feita através dos barcos disponíveis para o efeito, entre os meses de maio e outubro.
Leia também: Esta praia algarvia com 200 degraus de acesso foi eleita uma das mais bonitas do mundo pelos britânicos