Antes da chegada da pandemia da Covid-19 já se incentivava os portugueses a fazerem férias no seu próprio país, dada a diversidade de locais que podem visitar, mas durante a pandemia, com a impossibilidade de sair de casa, muitos foram os que partiram em busca de conhecer os melhores recantos de Portugal e houve um em particular que saltou à vista de muitos. Trata-se de uma aldeia, que fica a 40 quilómetros de Lisboa e foi idealizada por um artista.
Muitos dos que visitam a cidade de Lisboa, especialmente se permanecerem na capital durante alguns dias, não deixam escapar a oportunidade de visitar Mafra. É lá que se encontra o maior monumento nacional, mas não é apenas a dimensão que torna obrigatória uma visita ao Convento de Mafra. Quem por ali passa deseja sempre entrar na biblioteca do convento que, por sinal, é uma das mais importantes bibliotecas iluministas da Europa.
De qualquer forma, os turistas que colocam Mafra no seu roteiro de viagem esquecem-se muitas vezes de visitar a aldeia que fica entre esta cidade e a Ericeira e que nasceu do sonho de um artista. Falamos da Aldeia Típica de José Franco, que fica no Sobreiro. Trata-se de um museu a céu aberto, também conhecido como Aldeia Saloia ou Aldeia Típica, onde poderá ficar a conhecer as principais tradições saloias.
Apesar de os visitantes poderem entrar nas várias construções desta pequena aldeia, entre as quais estão reproduções das oficinas, lojas, escolas e casas de antigamente, ninguém pode morar na Aldeia Típica de José Franco. Esta aldeia é a materialização de um sonho do oleiro José Franco que, juntamente com a esposa, Maria Helena, edificou uma verdadeira homenagem à sua terra e à identidade da região saloia, tal como avança o site IOL.
Saiba que a entrada neste museu a céu aberto é gratuita e ali terá também à sua disposição um restaurante com iguarias regionais, assim como uma loja de cerâmica e uma padaria que fabrica pão, seguindo os métodos tradicionais.
Leia também: Aldeia algarvia abandonada foi destaque em Espanha por agora ter alojamentos em pleno parque natural