A empresa algarvia Rolear comemora este ano o seu 40º aniversário. Para celebrar este marco histórico, realizou um jantar no passado dia 8 de novembro, no Casino de Vilamoura.
“Resolvemos fazer uma festa integrando clientes do Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto, câmaras municipais e entidades oficiais como a CCDR, Universidade do Algarve, Região de Turismo e outras empresas locais, num total de cerca de 400 convidados. A Rolear pretende fazer do Algarve um local cada vez mais forte e, para isso, é fundamental que se juntem sinergias”. Quem o diz é Parreira Afonso, administrador da Rolear.
Na gala estiveram presentes colaboradores, clientes e fornecedores, que se juntaram numa noite recheada de alegria, boa disposição e sentimento de missão cumprida.
Parreira Afonso explicou ao POSTAL que “o aniversário correu muito bem e constituiu um momento de reflexão e sensibilização para o facto de existirem empresas que duram 40 anos e que estão com garra para continuar a fazer cada vez mais e melhor. Estamos preparados e com mais força para chegar aos 50 anos, não esquecendo que temos de adaptarmo-nos aos tempos que mudam todos os dias. Temos de estar sempre na vanguarda do progresso e inovação”.
“Temos de ir remando com os meios que temos, com mais ou menos força, mais ou menos crise e sempre com pessoas boas do nosso lado. As empresas são as pessoas. É preciso não esquecer que aquilo que faz uma empresa são as pessoas, os clientes, o bom tratamento, o respeito e a empatia. É necessário respeitar as pessoas e gostar delas… O resto vem por acréscimo”, defende o administrador do grupo.
O POSTAL esteve presente na comemoração desta data importante e recolheu testemunhos de várias personalidades que se relacionam com a Rolear.
Orlanda Brito trabalha na Rolear há quase duas décadas
Orlanda Brito é funcionária da empresa há 19 anos e faz um balanço muito positivo deste período. “Estou na Rolear desde março de 2000. Comecei a trabalhar na Rolear On, que é uma das empresas do grupo Rolear.
Depois, convidaram-me para trabalhar na Rolear 4, que também era uma empresa do grupo mas que se fundiu na Rolear On. Estive muito tempo na parte da construção civil e, entretanto, passei a responsável do gás, no departamento de gestão de clientes, em outubro de 2007”.
“A minha história na Rolear é muito bonita. Tenho 61 anos e fiquei desempregada aos 40. Digamos que nessa altura era muito velha para o primeiro emprego e muito nova para a reforma. A Rolear deu-me a oportunidade de demonstrar o que eu sabia fazer e fui fazendo aqui a minha vida”, acrescenta.
Orlanda Brito afirma ter “muito orgulho em trabalhar na Rolear, uma casa honesta, algo que não existe muito nos dias de hoje”.
“Tenho muito orgulho porque trabalho para uma pessoa que está sempre a ver mais longe. Quando chegamos ao pé dele, ele já vai uns quilómetros à frente. O engenheiro Parreira Afonso é uma pessoa visionária, com uma capacidade de trabalho extraordinária”, defende.
A colaboradora salienta que “é muito bom trabalharmos num sítio onde nos sentimos verdadeiramente bem e realizados. O engenheiro Parreira Afonso conhece-nos e trata-nos pelo nome, algo que muitas vezes não acontece em empresas com outras dimensões”.
“No nosso universo o patrão conhece-nos a todos. Existe, inclusivamente, uma cultura que não se vê noutras empresas: quando os colaboradores são pais fazem questão de vir mostrar os bebés ao patrão. A relação que temos com a administração é de uma abertura extraordinária e isso é realmente fantástico”, conclui.
Sónia Lopes defende que na Rolear existe um espírito de liberdade com responsabilidade
Sónia Lopes trabalha na Rolear desde 2003. “Estou na empresa há 16 anos. Quando comecei era somente responsável pela contabilidade, no entanto, ao longo dos anos as coisas foram evoluindo e foi criado o Departamento de Controlo de Gestão, do qual sou hoje responsável e que inclui a contabilidade no sentido mais lato, a conferência de faturas, contabilidade, controlo de stocks, entre outras valências.
“O balanço que faço deste tempo na empresa é muito positivo. Nós vamos crescendo de braços dados com a organização. É certo que passámos por uma situação difícil durante a crise, pois a Rolear era uma empresa que crescia todos os anos e nessa altura tivemos uma quebra. Existiram uns anos em que não crescemos, mas depois retomámos novamente o ritmo e agora estamos a crescer regularmente todos os anos”, refere.
A colaboradora salienta que “é um desafio trabalhar na Rolear porque há sempre situações novas que encontramos todos os dias e, consequentemente, existem sempre matérias novas que temos de conhecer. As coisas vão evoluindo, vamos comercializando novos tipos de produtos, desenvolvendo novas áreas de negócio e temos de ir acompanhando o progresso. É necessário procurarmos diariamente soluções para o que vai acontecendo no dia a dia”.
“Trabalhar na Rolear é viver num ambiente de liberdade com responsabilidade, em que existe proximidade com os funcionários e isso é muito bom”, explica.
José Martins Correia é revisor oficial de contas da empresa há 20 anos
José Martins Correia é revisor oficial da empresa há 20 anos. “Sou um profissional independente que presta serviços à empresa e que vende confiança. O meu serviço é atribuir confiança às demonstrações financeiras da empresa. O balanço tem sido positivo. É uma empresa sólida e que tem tido um crescimento acentuado, o que se reflete nas contas e nas demonstrações financeiras”.
“A Rolear é uma empresa que tem vários setores de atividade e presta diversos tipos de serviços, pelo que considero que é uma empresa bastante significativa no âmbito da economia regional, especialmente pela figura do engenheiro Parreira Afonso, que é um empresário extremamente dinâmico”.
A Rolear é o primeiro distribuidor da Samsung em Portugal
Ricardo Martins é responsável pela área da climatização da marca Samsung e explicou ao POSTAL que “somos fornecedores da Rolear há mais de 20 anos”.
“Temos uma história juntos, da Rolear como o nosso primeiro distribuidor em Portugal. Passámos em conjunto várias etapas da marca desde o lançamento de novos equipamentos no mercado português com tecnologias que foram evoluindo ao longo dos anos e a marca foi crescendo sempre de braço dado com a Rolear e, portanto, é uma alegria para nós estar a celebrar o 40o aniversário da Rolear como parceiros de longa data”, explica.
O responsável salienta que “o balanço é muito positivo. É muito bom ver que ao fim destes anos todos continuamos com um relacionamento muito saudável, onde existe muita parceria e cumplicidade e só podemos desejar que mais anos venham”.
Parreira Afonso é natural de Castro Marim
Parreira Afonso, administrador da Rolear, é natural de Castro Marim.
Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, disse ao POSTAL que “Parreira Afonso é um algarvio de renome que conseguiu construir uma empresa de renome que se posiciona e comemora 40 anos e, de facto, as suas raízes, o seu crescimento, a sua génese é de Castro Marim, de uma aldeia bem recôndita que é a Corte Pequena”.
É muito interessante ouvir todo o percurso e entender como fez a caminhada para ser quem é e construir o que tem construído, sempre com muita visão. A Rolear, mais do que uma empresa com valor económico, é uma empresa com muita visão para aquilo que é o futuro, para aquilo que são as energias renováveis, eficiência e organização”, salienta a autarca.
Filomena Sintra afirma ainda que é “um orgulho ter o engenheiro Parreira Afonso como amigo”.
“Eu acho que tudo o que se consegue produzir, cimentar e potenciar no Algarve fortalece-nos a todos enquanto consumidores, enquanto empresas, enquanto empregadores e enquanto economia social.
A Rolear é uma empresa que agrega diversas áreas e emprega imensas pessoas formadas na Universidade do Algarve, curiosamente com o mesmo número de anos, pelo que é indiscutível a importância que esta empresa tem para a região”, acrescenta.
Luís Afonso é amigo de Parreira Afonso e cliente de longa data
Luís Afonso, administrador da Metalofarense, é amigo pessoal de Parreira Afonso há vários anos. “Conheço-o praticamente desde que a empresa existe. Além de amigos, eu sou cliente dele e ele é meu cliente. Aquilo que posso salientar, para além dos negócios é a grande amizade e estima que tenho por ele.
O Parreira Afonso é um indivíduo extraordinário em todos os aspectos, enquanto pessoa e enquanto empresário. Acho que é um orgulho para todos os algarvios termos uma empresa como a Rolear, que já ultrapassou as fronteiras do Algarve e é uma referência no setor”, explicou ao POSTAL.
Fotoreportagem: Nuno Valadas
Texto: Stefanie Palma / Henrique Dias Freire