Em 2006, era difícil imaginar esta aldeia algarvia tal como se apresenta hoje. Com apenas nove habitantes e a maioria das suas 50 casas em avançado estado de ruína, a aldeia encontrava-se praticamente abandonada, com apenas nove casas ainda habitáveis. No entanto, em 2024, esta aldeia renasceu e ganhou vida, transformando-se num destino turístico popular no concelho de Vila do Bispo, tendo inclusive sido destacada em Espanha pelo jornal Infobae.
A mesma fonte refere que “Portugal, tal como Espanha, possui um grande número de aldeias abandonadas. Segundo o censo de 2011, 9.492 localidades portuguesas tinham 50 ou menos habitantes. A desertificação afeta principalmente o interior do país, devido à migração para grandes cidades ou para o exterior. Este problema, juntamente com o estancamento demográfico e o envelhecimento da população, tem acelerado o desaparecimento de pequenos lugares”.
O jornal explica que “no entanto, nem todas as aldeias têm o mesmo destino e algumas conseguiram sobreviver graças à iniciativa de entusiastas. Este é o caso da Aldeia da Pedralva, que apesar de ter estado à beira do abandono, hoje é um refúgio de tranquilidade no coração do animado Algarve”.
“Localizada no município de Vila do Bispo, a Aldeia da Pedralva era outra das aldeias portuguesas condenadas ao abandono. Em 2006, com apenas nove habitantes e 40 das 50 casas em ruínas, uma lisboeta comprou uma casa nesta aldeia como segunda residência. Mais tarde, com dois sócios, iniciou um projeto turístico que deu uma nova vida à aldeia, evitando o seu desaparecimento”, escreve o Infobae.
Ao escrever sobre a aldeia algarvia o jornal espanhol escreve que “desde a abertura ao público em 2010, a Aldeia da Pedralva tornou-se um dos lugares mais belos e pitorescos do Algarve. Situada na Costa Vicentina, oferece um Algarve diferente, com natureza intocada, paisagens imponentes de serra e praias quase selvagens. As praias de Vila do Bispo são conhecidas pela sua grandeza imponente, ideais para surf e outros desportos náuticos”.
O jornal destaca ainda que este “é um dos locais mais autênticos da Península Ibérica, onde reina a paz e a tranquilidade. Todas as casas foram restauradas respeitando o seu design original e a mesma técnica construtiva. Aldeia da Pedralva oferece várias tipologias de casas para até oito pessoas, todas com cozinha, sala de estar e área de jantar integradas”.
Se planeia fazer uma refeição na aldeia, é importante destacar que o restaurante oficial, conhecido como Sítio da Pedralva, é famoso pelas suas duas especialidades: o Bacalhau no Pão à moda de Pedralva e as Costeletas de Borrego com Puré de Batata Doce. Os preços dos pratos variam entre 9 euros e 24 euros. Além disso, há uma pizzaria no local que normalmente abre apenas para jantar, mas durante o verão também serve almoços.
A aldeia oferece ainda um centro de atividades com 30 bicicletas e mais de 300 km de trilhos de Mountain Bike, escola de surf entre muitas outras actividades de natureza.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba como se proteger