O Espaço do Cidadão de Lagos foi inaugurado na passada segunda-feira por Joaquim Pedro Cardoso da Costa, secretário de Estado para a Modernização Administrativa. Os cidadãos podem agora aceder a serviços digitais disponibilizados pela Administração Central.
O espaço está a funcionar no Gabinete do Munícipe, no Edifício da Câmara de Lagos, e tem três postos de atendimento.
A autarquia aderiu à Rede de Espaços do Cidadão através de um protocolo, celebrado em 5 de Julho de 2014, entre a AMA – Agência para Modernização Administrativa, IP e o Município de Lagos.
Na cerimónia de inauguração, presidida pelo secretário de Estado para a Modernização Administrativa e com a presença do executivo municipal representado pela presidente da câmara local, Maria Joaquina Matos, foram anunciados os serviços que aqui estão disponíveis ao público e as mais-valias deste Espaço do Cidadão.
Para o representante do Governo, estes benefícios passam a ser muito evidentes: “desta forma estaremos ainda mais próximos e a servir melhor os nossos cidadãos” declarou, acrescentando que “o grande objectivo que se pretende alcançar com estes novos espaços é exactamente desmaterializar processos e descentralizar os serviços, aproximando a Administração o mais possível do cidadão”. Aproveitou nesta ocasião para agradecer “a parceria existente com a autarquia de Lagos, que desde o primeiro momento respondeu ao desafio”.
Por seu turno, a presidente da Câmara de Lagos, Maria Joaquina Matos, também se mostrou satisfeita com este projecto, ressalvando que “o importante é que os cidadãos, possam, num mesmo espaço, tratar de vários assuntos” (referindo-se ao facto de este Espaço do Cidadão estar integrado no Gabinete do Munícipe da Câmara de Lagos). “Nos dias que correm esta é uma mais-valia”, frisou a autarca, ainda que tenha deixado bem claro que “a intenção do Município é a de colaborar com outras instituições e nunca substituir-se à Administração Central”.
Dos 90 serviços disponíveis nos Espaços do Cidadão, a Câmara de Lagos oferece 51 que, de acordo com a presidente “são os mais adequados à nossa realidade”.
O Espaço do Cidadão funciona de Segunda a Sexta, das 9 às 17 horas, no edifício dos Paços do Concelho – Séc. XXI – Praça do Município.