O Agrupamento 1052 de Quarteira está em festa, celebrando três décadas de história e serviço à comunidade. Durante o mês de outubro, os escuteiros preparam um conjunto de atividades que têm envolvido os seus membros, parceiros, amigos e a comunidade quarteirense, marcando de forma especial este aniversário.
A programação teve início nos dias 5 e 6 de outubro, com um acampamento denominado “ACA-Trinta”. Este acampamento especial realizou-se em Almargem, um dos locais mais utilizados para os tradicionais ACAGRUP, que são os Acampamentos de Agrupamento. A ocasião contou com a participação de agrupamentos vizinhos, como o 290-Loulé, 1174-Boliqueime e 1293-Algoz, promovendo momentos de partilha e fraternidade entre os jovens escuteiros.
No passado dia 20 de outubro, o Calçadão de Quarteira foi palco de um “Bivaque à Comunidade”, um evento aberto ao público, onde foram realizadas várias atividades e jogos para todas as idades. Esta iniciativa deu a conhecer um pouco da dinâmica de um acampamento escutista e proporcionou à comunidade uma oportunidade de interação direta com os escuteiros.
Tertúlia e gala de encerramento
A programação de aniversário inclui ainda uma tertúlia especial que se realiza este sábado, dia 26 de outubro, às 21h30, no Salão Paroquial de Quarteira, junto à Igreja São Pedro do Mar. A entrada é livre e o evento contará com cerca de oito oradores, entre os quais alguns dos membros fundadores do Agrupamento 1052. Estes convidados irão partilhar a sua experiência e as memórias que marcam a trajetória deste agrupamento desde a sua fundação em 1994.
O culminar das comemorações acontecerá no dia 3 de novembro, com uma Eucaristia de Ação de Graças, pelas 10h, e uma Gala dos 30 anos na Quinta dos Pinheiros. Este evento de encerramento é direcionado aos atuais membros do agrupamento, aos seus familiares, antigos escuteiros e a todos os parceiros que, ao longo destas três décadas, contribuíram para a educação não formal de centenas de crianças e jovens em Quarteira.
Um olhar para o futuro
Tiago Feijão, Chefe de Agrupamento e coordenador das celebrações, destaca a importância destes 30 anos para o 1052 de Quarteira. “Este é um momento para honrar o passado e as pessoas que ajudaram a construir este projeto, mas também para projetar o futuro e reforçar o nosso compromisso com os princípios escutistas de educação e serviço à comunidade”, afirmou.
As comemorações dos 30 anos do Agrupamento 1052 de Quarteira têm sido uma oportunidade para reforçar laços e partilhar valores, unindo escuteiros de diferentes gerações e promovendo o espírito de fraternidade que caracteriza o movimento escutista.
Leia também: Este botão no carro que muitos ignoram permite poupar 10% de combustível