O Município de Faro aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira extraordinária de 20 mil euros a cada um dos cinco agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, num montante total de 100 mil euros, para aquisição de equipamentos tecnológicos no âmbito do apoio ao processo de ensino e aprendizagem à distância.
A medida implementada pelo município para fazer face aos efeitos da crise pandémica prevê que, com esta verba, os agrupamentos possam procedam à aquisição de equipamentos tecnológicos para distribuir aos alunos de famílias carenciadas do concelho.
Esta iniciativa decorre dos Protocolos de Delegação de Competências e Transferência de Meios celebrados a 4 de fevereiro “entre o Município de Faro e os Agrupamentos de Escolas João de Deus, Pinheiro e Rosa, Tomás Cabreira, D. Afonso III e de Montenegro”, explica a autarquia farense em comunicado.
Assim, após apuradas as necessidades dos vários agrupamentos de escolas, o município vai reforçar “o cabimento de verba para o efeito, no valor global de 159.654 euros, para justificar as despesas dos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da rede pública do concelho com o fornecimento de água, eletricidade e gás, bem como para assegurar a aquisição dos referidos equipamentos (no valor de 100 mil euros) para distribuir pelos alunos carenciados, no âmbito do apoio ao processo de ensino e aprendizagem à distância com recurso à modalidade de telescola”.