O 1º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo teve lugar ontem no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. A iniciativa consistiu na idealização, materialização e posterior ensaio de pontes construídas em esparguete, elaboradas por 16 equipas oriundas de diversas escolas secundárias, cada uma constituída por dois alunos.
A sessão começou com uma visita guiada pelas instalações do departamento de engenharia civil, onde vários professores explicaram a profissão de engenheiro civil e quais as suas principais áreas de actuação. Ainda durante a visita, os concorrentes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos laboratórios e materiais que auxiliam os profissionais no seu quotidiano. Finalmente, iniciaram-se os ensaios de ruptura de pontes, onde se testou a carga máxima suportada por cada ponte.
Questionado sobre o motivo que o levou a participar nesta iniciativa, Denis Voicu, aluno do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, explicou: “tivemos na nossa escola um concurso entre duas turmas e quando soubemos desta oportunidade, como já tínhamos experimentado, decidimos participar”. Para Denis, este concurso é “uma boa maneira de cativar, principalmente aqueles que gostam de trabalhar com materiais”.
Já Leandro Narciso, aluno da Escola Secundário Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, acredita que esta iniciativa “é muito interessante” e que é uma boa oportunidade para conhecer a universidade.
A equipa vencedora deste primeiro concurso, constituída por dois alunos da Escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, construiu uma ponte em esparguete que suportou uma carga de 99 newtons. Apesar de não poderem comparecer, fizeram-se representar por dois colegas, também eles concorrentes, cuja construção lhes valeu o terceiro lugar.
Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve, em parceria com a Ordem dos Engenheiros da Região Sul, este concurso enquadrou-se num conjunto de actividades que visam divulgar os cursos de engenharia da UAlg, bem como demonstrar a importância da profissão de engenheiro para uma sociedade competitiva e tecnologicamente evoluída.