Mais de mil estudantes, de todo o mundo, participam entre hoje e domingo na 12.ª edição do Erasmus National Meeting, o encontro que reúne o maior número de participantes que se realiza em Portugal.
Organizado pela associação Erasmus Student Network Portugal, o evento, que se realiza anualmente, vai decorrer durante quatro dias, com “o maior número de participantes de sempre, incluindo as 13 secções portuguesas”, disse à Lusa a assessora de comunicação do encontro, Sara Sarmento.
No Erasmus National Meeting vão participar as secções do Algarve, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Leiria, Lisboa, Minho (Braga e Guimarães), Porto, Tomar e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
“Entre os participantes, teremos convidados internacionais que vão acompanhar e participar nas diversas actividades lúdicas, desportivas e festas temáticas”, sublinhou Sara Sarmento.
Do programa constam várias acções pedagógicas, com destaque para o projecto implementado no primeiro dia, o qual “apela ao bom senso dos jovens, para evitarem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”.
“É a acção Responsabile Party, uma festa que visa chamar a atenção e sensibilizar os participantes para que se evitem excessos”, acentuou Sara Sarmento, recordando que “nestas festas há quem exagere nessa questão.
Festa animada no primeiro dia do encontro
O primeiro dia do encontro de Lagos, conta ainda com uma festa animada por um animador musical convidado, jogos, insufláveis e pinturas de corpos.
Na sexta-feira, o dia vai ser passado num parque aquático, onde os estudantes, além dos equipamentos, podem também usufruir de uma aula de dança, culminando com uma festa que promove a diversidade cultural.
O sábado vai ser dedicado à praia, com um workshop de yoga, actividades desportivas, uma aula de zumba e uma festa ao pôr do sol na Meia Praia, em Lagos, encerrando com uma festa onde as pessoas são desafiadas e aconselhadas a vestirem as roupas a imitar os anos 20.
O domingo é livre, podendo os estudantes e participantes, desfrutarem das piscinas das unidades hoteleiras onde estão instalados, antes de regressarem às cidades onde estudam.
A Erasmus Student Network Portugal é uma associação sem fins lucrativos presente em 14 cidades portuguesas, representada por 13 secções locais, visando integrar os estudantes internacionais nas cidades de acolhimento, através de actividades lúdicas e culturais que lhes permitam conhecer Portugal e a cultura portuguesa.
(Agência Lusa)