O concelho de Olhão quer aproveitar “a tradição que tem na poesia” para criar “um evento cultural de referência neste género literário a sul do país”, cuja primeira edição começa na quinta-feira, segundo o presidente do município.
Intitulado Poesia a Sul, o evento vai realizar-se com periodicidade bienal e juntar “alguns dos maiores nomes da poesia actual de Portugal e de Espanha, sobretudo da região autónoma da Andaluzia”, o que confere à iniciativa uma “dimensão ibérica e internacional”, afirmou António Miguel Pina, em declarações à Lusa.
Entre os autores que são esperados em Olhão, até ao dia 17 de Outubro, contam-se Manuel Alegre, Amadeu Batista, Teresa Rita Lopes ou Fernando Esteves Pinto, segundo o programa do evento, que foi anunciado ontem pela Câmara de Olhão num comunicado.
“Temos este grande objectivo, que é o de Olhão se afirmar com um grande evento de poesia a sul e consolidar este grande evento cultural dedicado a este género literário com, pelo menos, uma periodicidade bienal”, referiu.
Evento surge por Olhão ter tradição na poesia
O autarca explicou que o Poesia a Sul surgiu por “Olhão ter alguma tradição na poesia” e por terem saído do concelho “poetas que se tornaram numa marca cultural considerável de Olhão, como João Lúcio, poeta do século XIX, ou um dos grandes poetas do país na actualidade, que é Fernando Cabrita, vencedor de vários prémios nacionais e internacionais e o comissário desta iniciativa”.
O evento vai “ter por base a poesia”, mas como “está prevista a presença de muitas pessoas”, ao longo dos 17 dias, a autarquia, que organiza o evento, “criou também iniciativas noutras vertentes culturais, como o teatro, a música ou pintura, para dar uma oferta mais alargada aos visitantes”, precisou o presidente da câmara.
António Pina frisou que o investimento realizado pela autarquia no evento é de cerca de dez mil euros, valor que considerou “não onerar em demasia” os cofres municipais em face da valia dos autores que vão estar presentes no Poesia a Sul.
“É um evento que conta com a colaboração e o interesse desses poetas, que vão vir todos de forma não onerosa para o município”, assegurou o autarca.
O programa arranca esta quinta-feira, às 18 horas, com a sessão inaugural, no salão nobre da Câmara de Olhão, à qual se seguirá a apresentação do livro “Que Dizem os Poetas Algarvios e Andaluzes de Agora”, da autoria de Fernando Cabrita, que António Pina disse ter “pensado o projecto e ser o responsável pelas escolhas dos autores presentes”.
Ainda na quinta-feira, realiza-se a inauguração das exposições de pintura de dois artistas plásticos, um espanhol e outro de Olhão, Juan Manuel Seisdedos e Igor Silva, respectivamente,
Na sexta-feira, a partir das 17 horas, o espaço entre os mercados municipais e a Rua do Comércio contará com animação de rua, música e poesia.
Visitas de poetas a escolas do concelho, conversas com autores ou debates com poetas ibéricos são outras das iniciativas que se realizam ao longo dos 17 dias do evento.
(Agência Lusa)