Meia centena de empresárias da Andaluzia, Alentejo e Algarve estiveram quarta-feira e quinta-feira reunidas em Sevilha, durante um fórum que visou promover a internacionalização das suas empresas e a cooperação comercial entre as três regiões.
O I fórum INTREPIDA plus reúniu mulheres empresárias de várias áreas da economia, mas sobretudo dos setores da agricultura e alimentação, turismo, cultura, moda, artes e design. Catalina Bejarano, da Fundação Três Culturas do Mediterrâneo, que promove a iniciativa, relatou à Lusa que participam no fórum pequenas empresas – a maioria com uma ou duas pessoas – num registo próximo ao “autoemprego”, algumas de povoações muito pequenas.
Catalina Bejarano confessou que houve alguma hesitação em avançar com a realização do fórum, devido à pandemia de covid-19, mas este acabou por se revelar o momento ideal, já que, agora, as empresárias “têm mais tempo para se dedicarem a planificar”.
O objetivo do projeto INTREPIDA é impulsionar a competitividade empresarial das pequenas e médias empresas administradas por mulheres no território transfronteiriço da eurorregião formada pela Andaluzia, Algarve e Alentejo.