Um empregado de limpeza está a ser alvo de acusação nos Estados Unidos da América por destruição de pesquisas científica após desligar um frigorífico que armazenava amostras científicas. A avaliação dessas perdas ronda um milhão de dólares, aproximadamente 912 mil euros, avança o New York Post.
Segundo a mesma fonte, a faculdade entrou com uma ação em tribunal contra a empresa externa que empregou o trabalhador, a Daigle Cleaning Services.
A história não é recente, uma vez que aconteceu em setembro de 2020 no Instituto Politécnico de Rensselaer, em Troy, no estado de Nova Iorque. O homem estava a trabalhar na limpeza de um dos laboratórios quando tudo ocorreu.
Durante a limpeza o homem estava a ouvir um barulho “irritante”, o que o levou a desligar, sem se aperceber, o frigorífico.
Frigorífico desligado levou a que o material ficasse corrompido
O processo detalha que o frigorífico armazenava células, amostras e outros elementos da investigação a 80 graus negativos. Quando o frigorífico foi desligado, a temperatura subiu para 32 graus negativos, o que danificou ou destruiu todo o conteúdo.
“O comportamento de uma pessoa e a negligência causou tudo isto. Infelizmente, desapareceram 25 anos de investigação”, referiu o advogado que representa o instituto politécnico.
O funcionário estava incomodado com um alarme de segurança do frigorífico, que tinha uma placa na porta a explicar a origem do som, bem como instruções para o silenciar.
“Este frigorífico está a apitar porque está sob reparações. Por favor, não o mova ou desligue. Não é necessária limpeza nesta área. Se quiser silenciar o barulho, pressione o botão de alarme/silenciar entre cinco a dez segundos”.
O homem contou à equipa de segurança que ouviu “um alarme irritante” e que foi até à caixa elétrica com o fim de interromper o som. Achou sempre que estava a seguir as instruções, mas na verdade acabou por desligar o frigorífico.
“No final da entrevista, ainda não conseguia acreditar que tinha feito algo de errado e pensava que estava apenas a tentar ajudar”, explicou o funcionário.