Eram 8h da manhã quando os elementos do Comando local da Polícia Marítima de Portimão detetaram duas embarcações encalhadas na Praia Grande, em Ferragudo. Uma delas tratava-se de um barco de recreio a motor, enquanto a outra era um veleiro. Ambas as embarcações estavam fundeadas no anteporto de Portimão, mas as respetivas amarrações partiram-se e foram arrastadas por causa da agitação marítima.
Não existiam tripulantes a bordo, assim como focos de poluição, pelo que os proprietários foram notificados para proceder à remoção das embarcações do local, segundo avança A Voz do Algarve. O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência registada na Praia Grande, em Ferragudo, que se situa junto às margens do rio Arade.
Em causa estiveram as condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Irene em Portugal. Os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e de vento. Para além da chuva prevê-se também trovoada e vento com rajadas até 75 quilómetros por hora e até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 18h de hoje.
De salientar que o aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Fruto da agitação marítima, as barras de Alvor, Vila Real de Santo António, Lagos, Olhão, Quarteira, Tavira e Vilamora encontram-se fechadas a toda a navegação.
Leia também: Após Irene, vem aí outra depressão com menos chuva mas com muito mais frio – Postal do Algarve