Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo
Nacional

Embarcação da GNR danificada em perseguição a alta velocidade ao largo de Olhão [vídeo]

Lancha começou a meter água em alto mar ao largo de Vila Real de Santo António. Os dois militares que seguiam a bordo foram levados para terra por uma lancha da Polícia Marítima.

20:28 24 Janeiro, 2023 13:23 28 Janeiro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) ficou hoje danificada durante uma perseguição a duas embarcações de alta velocidade, junto à ilha da Armona, concelho de Olhão, revelou a GNR.

Em comunicado, a GNR esclareceu que a perseguição foi iniciada, no entanto, a “alta velocidade em que esta ação aconteceu” e as “manobras bruscas realizadas” pelos fugitivos fizeram “um dos motores da embarcação da UCC ceder, provocando a sua paragem imediata e danos estruturais”.

Uma das embarcações de alta velocidade foi detetada pelo Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) cerca das 13:30 e, ao ter conhecimento da informação, a UUC enviou para o local uma embarcação sua, com dois tripulantes, para “confirmar as suspeitas” e tentar fazer a interceção da mesma, contextualizou a GNR.

Ao chegar ao local, os elementos da UCC verificaram que se tratava de duas embarcações de alta velocidade, iniciaram uma perseguição, mas os problemas ocorridos no motor e na estrutura acabaram por resultar na fuga dos ocupantes das outras embarcações.

“Durante o deslocamento, a embarcação da UCC detetou uma segunda embarcação, tendo verificado que ambas se encontravam carregadas com diverso material a bordo, designadamente jerricãs e volumes que se presumem ser produto estupefaciente”, salientou a GNR.

Os militares da UCC, “na tentativa de intercetar uma das embarcações suspeitas”, deram “ordens de paragem aos tripulantes” das de alta velocidade, mas estes “não a acataram, continuando em fuga”.

Além da quebra do motor, “a embarcação da UCC registou entrada de água no interior” e os seus ocupantes tiveram de ser socorridos, tendo ainda sido “empenhada mais uma embarcação, também da GNR, acrescentou a corporação.

A mesma fonte sublinhou ainda que os dois militares da UCC se encontram sem ferimentos e que a embarcação danificada foi rebocada até Olhão, no distrito de Faro.

“O SIVICC fez o acompanhamento das embarcações de alta velocidade suspeitas, tendo uma delas rumado a sul e a outra a Espanha”, referiu ainda a GNR.

As autoridades espanholas foram informadas e os factos foram comunicados ao Ministério Público, conclui.

Autoridades detetam duas embarcações suspeitas junto à ilha da Armona [vídeo]
Apreendidos 4.500 quilos de haxixe em embarcações de alta velocidade a sul de Portugal

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Algarve Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Opinião Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve Cultura

São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

18:20 16 Outubro, 2026 18:03 16 Outubro, 2026

Município homenageou David Mendonça, vocalista d’Os Vizinhos, reconhecendo o percurso do músico são-brasense e a projeção alcançada a nível nacional

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Costuma estacionar muito perto de outros carros? Pode levar uma multa até 150 euros por este motivo

13:40 16 Outubro, 2026 13:01 16 Outubro, 2026

O Código da Estrada não obriga a deixar um determinado número de centímetros entre dois carros estacionados

Algarve, Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Opinião, Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve, Cultura

São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

18:20 16 Outubro, 2026 18:03 16 Outubro, 2026

Município homenageou David Mendonça, vocalista d’Os Vizinhos, reconhecendo o percurso do músico são-brasense e a projeção alcançada a nível nacional

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Últimas Notícias

  • Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
    Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
  • São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
    São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
  • Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras
    Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras
  • Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar
    Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar
  • Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias
    Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

Opinião

  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman
    Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal