Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Saúde
  • Auto
  • Tecnologia
  • Opinião
  • Europe Direct
  • Contactos
Menu
Foto de arquivo / D.R.
Sociedade

Autoridades detetam duas embarcações suspeitas junto à ilha da Armona [vídeo]

Devido a avaria da embarcação da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, esta foi rebocada e os militares foram transportados para terra, tendo uma das embarcações de alta velocidade suspeitas rumado a sul e a outra a Espanha

19:47 24 Janeiro, 2023 13:24 28 Janeiro, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), detetou esta terça-feira, pelas 13:30, próximo da ilha da Armona (Olhão), uma embarcação de alta velocidade (EAV), com aproximadamente 14 metros de comprimento e 4 motores de alta potência, normalmente associada ao tráfico de estupefacientes por via marítima.

De imediato, foi acionada uma Equipa de Patrulhamento e Interceção Marítima do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, através de uma embarcação no sentido de confirmar as suspeitas e interceptar a mesma.

Segundo explica a GNR, em comunicado, “durante o deslocamento, a embarcação da UCC detetou uma segunda embarcação de alta velocidade, tendo verificado que ambas se encontravam carregadas com diverso material a bordo designadamente jerricans e volumes que se presumem ser produto estupefaciente”.

Na tentativa de interceptar uma das embarcações suspeitas, “foram dadas ordens de paragem aos tripulantes, que não acataram, continuando em fuga”.

“Decorrente da alta velocidade em que esta ação aconteceu e das manobras bruscas realizadas pela EAV suspeita, um dos motores da embarcação da UCC cedeu, provocando a sua paragem imediata e danos estruturais”, esclarece a GNR, acrescentando que “além disso, a embarcação da UCC registou entrada de água no interior, pelo que foram ativados os meios de socorro e empenhada mais uma embarcação naval da UCC”.

Apreendidos 4.500 quilos de haxixe em embarcações de alta velocidade a sul de Portugal

Devido à alta velocidade em que a perseguição ocorreu, um dos motores da embarcação da Unidade de Controlo Costeiro da GNR cedeu, provocando a sua paragem imediata e danos estruturais, tendo registado entrada de água no interior, pelo que foram ativados os meios de socorro

A embarcação da UCC foi rebocada e os dois militares da GNR que tripulavam a embarcação da UCC encontram-se em terra, sem ferimentos.

O Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo fez o acompanhamento das embarcações de alta velocidade suspeitas, tendo uma delas rumado a Sul e a outra a Espanha, tendo sido informadas as autoridades espanholas.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público.

Embarcação da GNR danificada em perseguição a alta velocidade ao largo de Olhão [vídeo]

Últimas

  • Descubra a receita de Bolo-Rainha que promete não estragar a dieta neste Natal
    Descubra a receita de Bolo-Rainha que promete não estragar a dieta neste Natal
  • IUC para 2024 vai aumentar mais para os carros a gasolina. Simule quanto vai pagar
    IUC para 2024 vai aumentar mais para os carros a gasolina. Simule quanto vai pagar
  • Maior jackpot do Euromilhões deste ano é esta sexta-feira. Saiba quanto está em jogo
    Maior jackpot do Euromilhões deste ano é esta sexta-feira. Saiba quanto está em jogo
  • Agência de Promoção de Albufeira deu a conhecer encantos do concelho aos jornalistas espanhóis
    Agência de Promoção de Albufeira deu a conhecer encantos do concelho aos jornalistas espanhóis
  • Conheça o calendário das pontes e feriados para 2024 e planeie as suas férias e escapadinhas
    Conheça o calendário das pontes e feriados para 2024 e planeie as suas férias e escapadinhas

Opinião

  • O que seria eu se…. | Por Daniel Graça
    O que seria eu se…. | Por Daniel Graça
  • Por uma autonomia política e administrativa do Algarve | Por Ludgero Faleiro
    Por uma autonomia política e administrativa do Algarve | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: Baumgartner, de Paul Auster | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Baumgartner, de Paul Auster | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • EuropeDirect Algarve promove debate “O voto jovem e a democracia europeia”
    EuropeDirect Algarve promove debate “O voto jovem e a democracia europeia”
  • Mulheres empreendedoras da Eurocidade do Guadiana encontram-se em Ayamonte
    Mulheres empreendedoras da Eurocidade do Guadiana encontram-se em Ayamonte
Há um novo POSTAL nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve