A embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Isobel Hayes, fez recentemente uma visita oficial a Lagos para falar com a comunidade britânica residente no concelho a propósito da saída do Reino Unido da União Europeia, o designado “Brexit”.
De salientar que em Lagos, e ainda que existam estrangeiros residentes de várias nacionalidades, a comunidade britânica é a que ainda tem maior expressão no concelho e na própria região algarvia. A propósito da recente vitória do Brexit, e considerando que muitas dúvidas se levantam aos britânicos que residem fora do Reino Unido, a diplomata esteve presente numa reunião com esta comunidade que decorreu recentemente no Centro Cultural de Lagos, para tentar dar resposta às inúmeras questões que têm chegado à Embaixada do Reino Unido em Portugal. Foram várias as preocupações referidas nesta sessão, mas as mais comuns prenderam-se com os títulos de propriedades, acesso a cuidados de saúde, pensões, pagamento de impostos e equivalências no que diz respeito à carta de condução.
Ainda que não conseguisse, para já, dar uma resposta concreta a algumas das questões levantadas, a embaixadora fez questão de tranquilizar os britânicos residentes em Lagos sobre esta nova realidade, sublinhando que tudo se processará da mesma forma nos próximos dois anos, altura em que serão negociados e debatidos estes e outros assuntos que dizem respeito ao futuro do Reino Unido fora da União Europeia. A embaixadora aproveitou esta ocasião para pedir calma e se mostrar completamente disponível para continuar a manter as boas relações que até aqui têm prevalecido com o país, em geral, e com o município de Lagos, em particular.
A presidente da Câmara de Lagos, Maria Joaquina Matos, também presente na reunião, quis igualmente deixar algumas palavras tanto à própria embaixadora, como à comunidade britânica. Para a autarca “este é um momento muito importante na vida do Reino Unido, dos europeus e dos portugueses. É um desafio, mas que será com certeza vencido da melhor forma possível”. A autarca mostrou-se “confiante no futuro” e que em Portugal não deverá haver quaisquer problemas com esta nova realidade, ressalvando que “a comunidade britânica será aqui em Lagos sempre bem-vinda”.
Ficou prevista para Setembro ou Outubro uma nova sessão de esclarecimentos.
Os interessados encontram mais informações disponíveis em www.gov.uk ou www.facebook.com/BritsInPortugal.