A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) alerta para o facto de vários consumidores do conselho terem sido “contactados por telefone, por uma empresa que se propõe efectuar análises de água nas habitações dos visados”.
A empresa informa que “de acordo com o Decreto-Lei 243/2001 de 5 de Setembro, o controlo da qualidade da água de abastecimento, no concelho de Portimão é da responsabilidade da EMARP”.
Para este efeito, a EMARP “realiza periodicamente colheitas de água para análise, de forma sistemática e constante. Como referência, saliente-se que em 2013 foram efectuadas 4.623 destas análises na torneira dos clientes”.
Conforma explica a EMARP em nota de imprensa, “este procedimento é sempre objecto de marcação prévia, efectuada apenas e unicamente por carta, em papel oficial da EMARP, nunca delegando noutra entidade o contacto. O pessoal da EMARP designado para este trabalho apresenta-se devidamente fardado e identificado”.
Segundo informações prestadas por pessoas já contactadas e visitadas pelas outras empresas, “estas abordagens por telefone têm como objectivo sugerir a aquisição de equipamentos para tratamento de água”.
A EMARP esclarece que “é totalmente alheia a estes contactos telefónicos, que a água que distribui não requer qualquer tratamento adicional para que seja consumida e que garante a qualidade de água cumprindo com o estipulado na legislação em vigor”.