A hotelaria prepara-se para mais uma passagem de ano na região. O Algarve, que é desde há muito um dos destinos preferenciais para os turistas nesta época, em particular para os portugueses, tem na agenda eventos para todos os gostos e géneros e conta com os próximos dias para pôr de pé uma verdadeira operação Ano Novo no sector do turismo, englobando hotelaria, restauração e similares.
De acordo com Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), “as expectativas são de que haja um aumento na procura, como é habitual acontecer nesta altura do ano”.
Taxa mensal de ocupação média de Dezembro deve crescer entre 1 e 2%
“Espera-se que a taxa de ocupação aumente ligeiramente, e que seja cerca de 1% a 2% superior relativamente à taxa de ocupação do ano transacto”, antecipa o responsável.
“Os nossos dados estatísticos são feitos mensalmente, mas claro que a taxa de ocupação deste mês será fortemente influenciada pelo fim-de-semana do fim de ano”, refere Elidérico Viegas, sendo que a este facto se somam os efeitos dos dois fins-de-semana alargados do início de Dezembro.
“O facto do ano novo se comemorar a uma segunda-feira torna possível prolongar o fim-de-semana e isso permite aos visitantes alargar a sua estadia e isso claramente também terá um impacto directo nas taxas de ocupação”, diz, concluindo que, “vamos continuar a sofrer com a situação que se vive actualmente no Reino Unido, um dos principais mercados emissores para o Algarve, mas mesmo assim espera-se que a taxa de ocupação seja ligeiramente superior ao ano transacto”.