A análise aos dados da resposta de 32 países europeus à pandemia, recolhidos pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), permite concluir que todos os países têm alguma medida não farmacológica de contenção da pandemia de covid-19 atualmente em vigor.
No total, estão em vigor 335 medidas numa recolha de dados que abrange várias áreas de atuação como o confinamento, o fecho de escolas, a limitação nos serviços, o teletrabalho, o uso de máscara, entre outras, e distingue o nível de obrigatoriedade aplicado a cada medida. Ou seja, no levantamento é feita a distinção entre recomendações e medidas obrigatórias.
NÚMERO DE MEDIDAS E NÍVEL DE RESTRIÇÃO
Sem surpresa, a Suécia é o país que impõe menos medidas de contingência. Tem, aliás, apenas uma em vigor: a quarentena para viajantes internacionais.
Seguem-se o Reino Unido (com duas medidas), Dinamarca e Portugal, com quatro medidas aplicadas. Com mais medidas em vigor estão a Letónia (20 medidas), a Polónia (16 medidas) e a Roménia (15 medidas).
MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA ADOTADAS POR PAÍS
Onze países têm confinamentos decretados, embora a maioria seja um confinamento recomendado aos grupos de risco, um nível muito menos restritivo do que o ‘lockdown’.
Letónia, Roménia e França – nesta última a medida é regional – têm confinamentos parcialmente obrigatórios.
O limite ao número de contactos sociais ou às pessoas que vivem em contexto doméstico, o chamado ‘sistema de bolhas’ também é aplicado em 11 destes países.
Portugal é dos poucos que não impõe nenhum nível de quarentena aos viajantes internacionais. Dos 32 países analisados pelo ECDC, só quatro não aplicam esta medida: Portugal, Dinamarca, Itália e Luxemburgo.
Na educação, há nove países com as universidades total ou parcialmente fechadas. Letónia e Bulgária têm o fecho das escolas aplicado a níveis de instrução mais baixos.
RELAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO VACINADA E MORTES DIÁRIAS
O gráfico em cima mostra a relação entre a taxa de vacinação nos países e o número médio de mortes diárias por 1 milhão de habitantes. Todos os países com mais de 70% da população com a vacina completa têm um número de mortes diárias inferior a cinco por 1 milhão de habitantes. Bulgária e Roménia têm as coberturas vacinais mais baixas e um número de mortes por covid-19 elevado. A Letónia, com quase 60% de vacinados, apresenta o segundo valor de mortes mais alto, só atrás da Bulgária.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL