É comum ver, em muitas casas, as escovas de dentes de toda a família guardadas num copo, pousado no lavatório ou dentro do armário. No entanto, segundo a higienista oral Rita Cruz de Sousa, esta prática pode aumentar o risco de contaminação cruzada entre escovas.
Guardar várias escovas juntas permite o contacto entre as cerdas, facilitando a transferência de bactérias e outros microrganismos de uma escova para outra. O uso de tampas também não é recomendado. “Com o tempo e o uso, os filamentos da escova vão desgastando, criando microporosidades que albergam microorganismos. Ao colocar a tampa, cria-se um ambiente ideal – uma espécie de estufa – para a multiplicação de bactérias”, afirma Rita Cruz de Sousa, em declarações ao Viral. A utilização de tampas deve, assim, ser restrita ao transporte, evitando que as cerdas se danifiquem ou entrem em contacto com outras escovas.
Dicas de higienização e armazenamento
Após lavar os dentes, é essencial passar a escova por água, para eliminar resíduos de pasta dentífrica e de placa bacteriana. O passo seguinte é sacudir bem a escova para remover o excesso de água. Quem preferir pode ainda borrifar as cerdas com uma solução antibacteriana, como um colutório, ou utilizar um esterilizador com luz UV, embora este cuidado adicional não seja obrigatório.
Depois de higienizada, a escova deve ser colocada num local arejado e seco, exposta ao ar, e idealmente posicionada na vertical, com as cerdas viradas para cima e sem contacto com outras escovas. A American Dental Association reforça esta orientação, explicando que “guardar uma escova de dentes húmida num recipiente fechado promove mais o crescimento microbiano do que deixá-la exposta ao ar livre”.
Substituição regular da escova
A recomendação é substituir a escova de três em três meses ou sempre que a pessoa tiver gripe, aftas ou qualquer situação em que haja um risco acrescido de transmissão bacteriana. Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, este hábito ajuda a manter a saúde oral e a prevenir o desenvolvimento de infecções causadas pelo acúmulo de germes nas cerdas.
Leia também: Este desumidificador do Lidl combate a humidade de forma eficiente a preço reduzido