A E-REDES associa-se à iniciativa ‘Hora do Planeta’, promovida pela organização global de conservação da natureza ANP/WWF em parceria com o Município de Faro. Durante uma hora, o município compromete-se a desligar a Iluminação pública em alguns dos mais emblemáticos monumentos de Faro.
Para assinalar a ‘Hora do Planeta’ Faro vai desligar a Iluminação Pública, na baixa do município, incluindo o Largo da Sé, Jardim Manuel Bivar e os Paços do Concelho.
Além deste momento simbólico, que assinala a adesão pelo 16 º ano à “Hora do Planeta”, o Município convida “a população a juntar-se a esta iniciativa e a desligar as luzes em suas casas, entre as 20:30 e as 21:30 do dia 23 de março, num gesto de sensibilização para o combate às alterações climáticas e em promoção de um melhor ambiente para as futuras gerações”.
Esta iniciativa só é possível com a intervenção da E-REDES, que graças à crescente modernização e digitalização da rede, com a instalação de contadores inteligentes na Iluminação pública, possibilita que os municípios possam desligar a energia durante 60 minutos, e voltar a ligá-la de imediato, sempre de forma remota.
Com o compromisso com a sustentabilidade ambiental a E-REDES e o município de Faro associaram-se nesta iniciativa em prol do ambiente e da transição energética.
A Hora do Planeta nasceu em Sidney, na Austrália, e realiza-se anualmente desde 2007, tendo-se tornado um movimento de sustentabilidade global que já une milhões de pessoas.
“Pequenas ações com grande impacto” é o mote da Hora do Planeta 2024. Esta iniciativa tem vindo a transformar-se num momento de ação, lembrando que todos nós podemos e devemos desempenhar um papel ativo na preservação e recuperação da natureza. Os municípios portugueses têm vindo a fazer história enquanto parceiros inestimáveis deste movimento global, seja com a realização de ações locais, seja através do apagão temporário de alguns dos seus principais monumentos.
Leia também: Quatro e Meia e Gabi Saiury já estão confirmados para a 37ª Semana Académica do Algarve