Não é apenas no Algarve que a seca se está a fazer sentir e a obrigar o governo a tomar medidas extraordinárias para garantir que a água continua a chegar a todos. Em Espanha, há uma região em particular onde este cenário se repete e entre as medidas adotadas estão a proibição da lavagem de carros com água potável, assim como o enchimento de piscinas. No entanto, podem estar a caminho novas restrições.
A Catalunha abrange quatro províncias (Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona) e todas elas estão atualmente em “fase de emergência” por causa da seca. Este é o patamar mais grave do Plano Especial de Seca da Catalunha e é declarado após 40 meses consecutivos de chuvas “extremamente reduzidas”. Face à conjuntura atual, o presidente do governo regional, Pere Aragonès, considera necessária a implementação de medidas de combate à seca.
Entre elas estão a proibição da lavagem de carros com água potável e do enchimento de piscinas. Ambas as medidas entram em vigor na próxima sexta-feira, mas o governo regional não descarta a possibilidade de a Catalunha adotar novas soluções, nomeadamente o transporte de água por barcos. O objetivo é aumentar a produção de água e diminuir a dependência da chuva.
Na Catalunha vive-se um cenário de seca, contudo, importa salientar que a declaração de emergência foi atrasada em 15 meses, dado que na última década a região investiu em dessalinizadoras, no tratamento de águas e na modernização da rede de abastecimento, segundo avança a RFM.
Leia também: Fica no Algarve e é o município do país onde se gasta mais água