Em Portugal ainda não há qualquer registo desta prática, mas quem tem o hábito de ir a Espanha abastecer o seu veículo deverá redobrar a sua atenção e recusar quando alguém lhe tentar oferecer uma nota de cinco euros. Em causa está uma burla, que tem vindo a ser posta em prática com cada vez mais frequência nos postos de combustível abertos 24 horas. Mas vamos por partes.
Se costuma atestar no país vizinho para aproveitar os preços mais baixos dos combustíveis, há um cuidado extra a ter para evitar regressar a Portugal de carteira vazia. Os criminosos costumam atuar à noite, nas bombas de gasolina onde apenas se podem fazer pagamentos por multibanco e onde não há obrigatoriedade de pré-pagamento.
Conta o canal de televisão espanhol Telecinco, que os burlões começam por perguntar-lhe se podem oferecer uma nota de cinco euros em troca do abastecimento pago com cartão multibanco. A boa vontade de muitos leva-os a aceder ao pedido e a mesma fonte revela que no momento em que está a abastecer o carro do burlão a vítima é obrigada a abastecer mais, muitas vezes com uso de força e violência.
Para evitar ser uma das vítimas, as autoridades espanholas aconselham a que se use bombas de gasolina com pré-pagamento obrigatório e, caso alguém lhe ofereça este tipo de troca, o melhor é recusar.
Assim sendo, se quiser ir até ao país vizinho atestar o depósito do seu veículo, mantenha-se alerta para esta burla, também conhecida como a “Burla dos cinco euros”, para evitar regressar a casa com menos dinheiro do que o previsto.
Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão