A massa, o prato emblemático da culinária italiana, há muito tempo é vista como vilã quando se trata de controle de peso. No entanto, os italianos têm um segredo que pode surpreender muitos: é possível desfrutar de massa sem se preocupar com os quilos a mais. Este truque, apoiado por especialistas, reside na forma de preparar e consumir este delicioso alimento.
Os nutricionistas destacam que a massa, quando parte de uma dieta equilibrada, não precisa de ser temida. Rica em carboidratos de absorção lenta, fornece energia de forma sustentada ao organismo, além de conter fibras, proteínas e vitaminas essenciais. No entanto, como nos conta o Forever Young, alguns fatores podem influenciar no ganho de peso, como a quantidade consumida, horário das refeições, prática de exercícios físicos, qualidade do produto e acompanhamentos utilizados.
Portanto, a moderação é fundamental. Além disso, pequenas mudanças podem transformar a massa num prato saudável e nutritivo. Consumi-la acompanhada de legumes, evitar o consumo de pão junto à refeição e optar por massas integrais são algumas das estratégias recomendadas pelos especialistas.
No entanto, o segredo italiano para desfrutar da massa sem ganhar peso está na forma de a cozer: deixá-la “al dente”. Significa isto que a massa , apesar de já se encontrar cozida, mantém uma certa resistência ao ser mordida. Este método reduz o índice glicémico da massa, ou seja, a velocidade com que o alimento eleva o açúcar no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Os benefícios de consumir massa “al dente” são diversos. Além de estimular uma mastigação mais lenta, o que resulta numa ingestão reduzida, faz também com que liberte glicose no sangue de forma gradual, fornecendo energia extra e facilitando a perda de peso.
Para preparar a massa “al dente”, basta cozinhá-la até que esteja quase pronta e, em seguida, passá-la por água fria para interromper o processo de cozedura. Ao seguir estes passos simples, é possível desfrutar de uma refeição deliciosa e saudável, sem medo de comprometer a dieta.
Leia também: Conheça as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite pagar comissões desnecessárias