A Docapesca já concluiu a empreitada de substituição dos equipamentos elétricos e instalação de luminárias LED no porto de pesca de Lagos, no Algarve, o que vai permitir reduzir os custos com a energia.
A empresa do setor empresarial do Estado, responsável pela exploração e gestão dos portos de pesca e lotas, indicou em comunicado que a obra, no valor de 45 mil euros, contemplou a substituição e instalação de equipamentos para melhorar a eficiência energética naquele porto do distrito de Faro.
Segundo a Docapesca, os novos equipamentos permitem “uma poupança nos custos com energia como resultado da redução da potência instalada de 10.800 watts para 4.176 watts”.
A intervenção incidiu na substituição geral do posto de transformação, a desmontagem dos equipamentos existentes e a montagem de 33 luminárias LED, nove projetores nas torres de iluminação e oito candeeiros no estacionamento da lota.
A obra foi cofinanciada por fundos comunitários através do programa operacional Mar 2020.
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e a administração dos portos de pesca e marinas de recreio.