O período de discussão pública do pedido de licença (título de utilização privativa do espaço marítimo (TUPEM)) para a prospecção de hidrocarbonetos no deep offshore (águas profundas) da Bacia do Alentejo, numa localização ao largo de Aljezur foi prolongado pela Ministra do Mar até 3 de Agosto.
Recorde-se que este pedido de licença tinha sido realizado pelo consórcio ENI / GALP à Direcção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), tal como o POSTAL noticiou, e o período de discussão pública inicialmente previsto terminava a 22 de Junho.
Como resulta do mapa disponibilizado pela DGRM, a prospecção deverá ser feita ao largo de Aljezur em zona de águas profundas, a cerca de 46,5 quilómetros relativamente ao ponto mais próximo do litoral continental de Portugal, a uma profundidade aproximada de 1.070 metros, na Zona Económica Excluslva (ZEE), sendo as operações realizadas com apoio a partir do Porto de Sines que se localiza a cerca de 88 quilómetros do local.
Câmara de Aljezur está contra o licenciamento
A Câmara de Aljezur, liderada por José Amarelinho, reconhece que o Gabinete da Ministra do Mar trabalhou afincadamente para conseguir esta prorrogação do prazo de discussão pública do licenciamento.
A autarquia afirmou que “consequentes desde a primeira hora, apresentaremos as mais veementes objeções e frontal oposição ao mesmo, no período de consulta pública que se segue”.
A autarquia recorda que “não aceitamos que a vontade do Estado Português se sobreponha e imponha à vontade popular, municipal e regional!”
E sublinha que “a equipa de advogados da AMAL, que já realizou uma sessão de trabalho com a PALP e ASMAA, trabalha desde já neste processo”.
“Por um Algarve livre de hidrocarbonetos, nunca baixaremos os braços e lutaremos! Sempre!”, remata a autarquia.
Gigante da prospecção em águas profundas previsto para fazer o trabalho ao largo de Aljezur
Para os trabalhos o consórcio ENI / Galp quer fazer deslocar para a costa ao largo de Aljezur um gigante dos mares, o Saipem 12000, um navio desenhado pela Samsung e construído pela Samsung Heavy Industries, lançado ao mar em 2010, com pavilhão das Bahamas e propriedade da Saipem Portugal Comércio Marítimo, Lda.
Trata-se de um navio de perfuração que é um hércules com 228 metros de extensão, 96 mil toneladas de deslocamento (massa de água deslocada com o movimento do navio) e com capacidade para alojar 200 tripulantes.
Quanto a capacidade de operação, o Saipem 12000 pode operar em águas até cerca de 3.600 metros de profundidade e realizar perfurações até cerca de 10.600 metros.