Loulé assinala na próxima quinta-feira, dia 14, mais um Dia do Município. A visita a obras recentemente concluídas e a Festa da Espiga são as principais iniciativas promovidas pela autarquia local.
Pelas 9 horas, o executivo vai visitar a obra da EN 125-4 (entre Valados e a Goncinha), a via de ligação de Loulé ao Parque das Cidades, ao Aeroporto de Faro e à cidade de Faro. Os trabalhos passaram pela repavimentação de toda a via e a construção de quatro faixas até ao cruzamento para Santa Bárbara de Nexe, num total de intervenção de 3,5 km. O tratamento urbano, nomeadamente nos aglomerados da Goncinha e Alfarrobeira, através da implantação de passadeiras, iluminação pública e mobiliário urbano foram outros dos trabalhos levados a cabo e que tiveram por objectivo melhorar a imagem e a segurança da estrada.
Segue-se, pelas 9.30, a visita à Zona Histórica de Loulé onde foi levada a cabo uma profunda requalificação urbana. Esta intervenção teve em vista a regeneração de um tecido urbano envelhecido e, de certo modo, descaracterizado e abandonado. Pretendeu-se valorizar o património histórico aí existente, criando também zonas de estadia e lazer, remodelando as infra-estruturas e melhorando as condições de circulação pedonal e rodoviária.
Homenagem aos militares falecidos na Guerra do Ultramar
Às 9.50, na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, tem lugar uma homenagem aos militares naturais do concelho falecidos na Guerra do Ultramar. Segue-se, pelas 10 horas, a cerimónia de hastear da Bandeira, com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e actuação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Às 10.15, está prevista a actuação do Rancho Folclórico Infantil de Loulé e Majoretes de Loulé.
À tarde, o Dia do Município celebra-se no interior do concelho, com a realização da Festa da Espiga, em Salir, a partir das 15 horas.
O Município de Loulé é o mais extenso e populoso município algarvio, com 763,67 km² de área e mais de 70 mil habitantes, subdividido em nove freguesias.
Ao longo da história, o concelho de Loulé tem conhecido diversas mudanças e alterações, quer a nível económico, quer no âmbito social. A sua riqueza económica assenta essencialmente no turismo e é aqui que se encontram alguns dos mais importantes complexos turísticos da Europa, nomeadamente a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura.
O Carnaval, o Festival MED, a Noite Branca e a Festa da Mãe Soberana, são alguns dos eventos culturais que fazem de Loulé um dos mais visitados municípios do nosso país.
Figuras ilustres também perpetuam a riqueza cultural deste concelho; Engº Duarte Pacheco, José Mendes Cabeçadas e Cavaco Silva, na política, Maria Campina, na música, Lídia Jorge, na literatura, António Aleixo, na poesia, Laura Ayres, na medicina, entre muitos outros.
Loulé é hoje geograficamente e economicamente o centro da região algarvia.