Trabalho em rede, qualificação, investimento, inovação e estratégia estruturada. Estas foram algumas das palavras-chave do seminário “Turismo Oportunidades nas Áreas de Baixa Densidade” organizado pela Odiana, no dia 1 de Julho, em Castro Marim, onde o Turismo de Natureza foi protagonista.
No seminário falou-se das baixas densidades, das estratégias turísticas, fundos disponíveis e também das apostas e oportunidades para trazer um turismo complementar ao sol e mar e que potencie sustentabilidade à região de Outubro a Maio.
Foram vários os intervenientes nesta sessão, que contou com a participação de Filomena Sintra, vice-presidente do município de Castro Marim, que afirma não conseguir “dissociar Castro Marim do Baixo Guadiana”. “Temos que abandonar a limitação territorial do concelho e ir para uma escala supramunicipal. Na verdade há que esquecer a ponte e começar a trabalhar com a eurocidade”, disse.
Paulo Paulino, do município de Alcoutim, enfatizou os investimentos ao nível de infra-estruturas para apetrechamento do concelho, destacando a praia fluvial e os percursos pedestres.
O primeiro painel da sessão contou com Aquiles Marreiros da CCDR Algarve e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve. Aquiles Marreiros abordou a Estratégia Regional de Investigação para a Especialização Inteligente (RIS 3) e falou das assimetrias na distribuição populacional e da luta contra um constrangimento estrutural: a sazonalidade. “Todos os projectos apresentados aos programas operacionais devem estar alinhados com esta estratégia e a aposta deve ser numa qualificação inovadora da oferta para antecipar a tendência da procura”, assegurou, acrescentando ainda a articulação intersectorial como uma das prioridades.
Desidério Silva referiu a necessidade de um Algarve sustentável todo o ano. “Não basta ter só a estadia, tem que haver toda uma envolvente e é preciso um conjunto de serviços para consolidar o produto e vender de forma diferenciada”, atestou, insistindo no trabalho em rede e na qualificação. “Não se pode oferecer um produto de época baixa sem os serviços associados, têm que ser feitos ajustamentos, tem que se apostar na formação, para um produto sustentável e de qualidade”. Antecipou que o Algarve terá de Outubro a Maio um programa cultural mais diversificado para receber as pessoas, garantindo que “daqui a dois anos teremos um Algarve estruturalmente forte e sustentável”.
O segundo e último painel da sessão abordou as boas práticas e os casos de sucesso no território. Aqui, Valter Matias, director da Odiana fez uma súmula do trabalho da associação, desde 1998 até à data, onde destacou o trabalho desenvolvido pela Odiana tem sido a grande percursora do turismo de natureza no Baixo Guadiana, desde a rede de percursos pedestres, o birdwatching, a Grande Rota do Guadiana, os guias turísticos o www.baixoguadiana.com e não só.
“Temos vários projectos candidatados e no futuro, posso já adiantar que vamos ter um Centro de BTT no Baixo Guadiana”, referiu distinguindo também a introdução de “pacotes turísticos” na região como uma forma de unificar e “vender” cada vez mais o território, destacando “o território do Baixo Guadiana como um todo e nunca individualizado”. “Somos fortes juntos”, conclui.
Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, trouxe ao Baixo Guadiana, sob o mote “À descoberta da Natureza”, o caso de sucesso de uma baixa densidade no Algarve que caiu nas bocas do mundo. O segredo, diz Adelino Soares, “é investigar, acreditar, escolher as pessoas certas e trabalhar”. “A título de exemplo”, o autarca referiu o Festival de Observação de Aves (7ª edição este ano), que “no início poucos acreditavam e actualmente é um sucesso, no entanto a vizinha Espanha já nos leva 20 anos de avanço”, aludiu. “O turista não quer saber da distância, quer saber sim como chegam aos sítios e de que maneira e é nisso que temos que nos focar, em promover, trazer turistas e garantir-lhes forma de cá chegarem”, garantiu o edil que pautou a sua apresentação pela boa disposição e pelo orgulho no município de onde é natural. De referir que Vila do Bispo foi considerado Município do ano 2015 pela Universidade do Minho – prémios que distinguem as boas práticas municipais.
A encerrar o seminário esteve Alexandre Laurent da empresa municipal de Castro Marim, Nov Baesuris, que para além de ter destacado o trabalho da empresa na área do turismo, apresentou a plataforma de venda online Local Market, uma estratégia delineada em torno dos produtos locais que se prevê estar a funcionar a curto prazo.