A Fortaleza de Sagres situa-se num promontório no extremo sudoeste da Europa, em Sagres, e é o monumento mais visitado do Algarve. A nível nacional, no que diz respeito ao número de visitas, à frente do monumento algarvio ficaram apenas o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e a Sé do Porto. De salientar que a Fortaleza de Sagres é um legado dos Descobrimentos, já que foi o Infante D. Henrique quem ordenou a sua construção, em 1453.
Conheça outros quatro grandes monumentos do Algarve, para além da Fortaleza de Sagres, distinguidos pelo site Algarve Portugal Tourism Guide.
Castelo de Silves
Diz a mesma fonte que quase todos os castelos do Algarve ruíram graças ao terramoto de 1755. No entanto, o Castelo de Silves, situado na vila que lhe dá nome, mantém-se intacto e é hoje o maior e mais bem preservado monumento antigo da região. A tonalidade avermelhada do castelo é reflexo da utilização do arenito enquanto material de construção.
Note-se que este monumento é “uma das mais notáveis obras de arquitetura militar que os árabes deixaram entre nós”, tal como avança o município de Silves.
Sé de Faro
Trata-se da maior catedral do Algarve e por isso não podia ficar de fora da lista que integra os monumentos mais famosos da região. No local onde hoje se ergue a Sé de Faro, construída em 1251, já existiu um templo romano, um templo visigótico e uma mesquita.
O monumento ficou fortemente danificado aquando do terramoto de 1755, no entanto, as obras de restauração que datam do fim do século XVIII foram as responsáveis pela decoração em estilo barroco que encontramos atualmente no edifício.
Castelo de Castro Marim
Este monumento foi essencial para proteger o país do reino de Granada, em meados do século XIII. Em 1319, o rei D. Dinis e o Papa João XXII instituíram aqui a Ordem de Cristo. Nos dias de hoje, se for até ao Castelo de Castro Marim poderá ainda encontrar uma pequena igreja do século XIV, onde o Infante D. Henrique fazia as suas orações.
Castelo de Loulé
Tal como o Castelo de Silves e o de Castro Marim, também o Castelo de Loulé é um dos grandes monumentos do Algarve. Erguido no século XIII no centro da cidade de Loulé, nos dias de hoje restam apenas três torres que foram restauradas no século passado. Este edifício serviu também de residência do governador do Algarve.
Leia também: Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Saiba o que significam