Aqueles que gostam de cozinhar recorrem às ervas aromáticas para dar mais sabor às suas refeições. A gastronomia de cada país dá destaque a ervas diferentes e, em Portugal, o louro acaba por ser muito usado. O site IOL avança até que esta planta é uma das preferidas dos portugueses, na hora de dar sabor aos seus pratos. No entanto, comprar folhas de louro no supermercado pode sair caro, já que o preço por quilo ronda os 70 euros.
Embora comprar louro no supermercado possa não ser económico, se não quer abdicar de utilizar esta planta nos seus cozinhados, saiba que é possível produzir esta folha em casa. O louro, também conhecido como loureiro, é um arbusto que pode ficar tanto no exterior como no interior e deve ser plantado na primavera ou no início do verão.
Um dos cuidados a ter passa por plantar este arbusto numa zona com muito sol, dado que esta é uma condição necessária para o seu crescimento. Se optar por plantar o louro dentro de casa, deixe-o perto de uma janela, para que possa receber muita luz. Ter o arbusto dentro de casa é mais vantajoso do que plantá-lo no exterior, uma vez que o loureiro se dá melhor a partir dos 10 graus, pelo que o interior da casa pode protegê-lo das baixas temperaturas.
Por outro lado, se optar por plantar o louro no exterior, saiba que não lhe deve dar fertilizante. No entanto, se plantar o louro num vaso já poderá fazê-lo, sendo que deverá privilegiar os fertilizantes orgânicos.
No que diz respeito à rega, apesar de o louro gostar de ter o solo húmido, se este estiver sempre com muita água, as raízes vão apodrecer. O ideal será regar sempre que a parte de cima da terra estiver seca. Assim que as primeiras folhas começarem a aparecer, poderá utilizá-las nas suas refeições, poupando algum dinheiro.
Leia também: Esta é uma das zonas não vigiadas mais perigosas do Algarve e registou 53 salvamentos este verão