A chegada dos primeiros dias de chuva do ano fez com que muito se escrevesse na imprensa sobre técnicas para secar a roupa em dias de chuva, no entanto, muitos são os que desconhecem o facto de existirem peças de roupa que nunca devem ficar a secar no estendal (ou na corda). Em causa estão os possíveis estragos que essas mesmas peças de roupa podem vir a sofrer, o que pode exigir uma nova ida às compras e mais um investimento financeiro.
Muitos decidem secar as suas peças de ganga no estendal para preservar a sua cor, mas este é precisamente um dos erros mais comuns na hora de secar este tipo de peças. É que ao colocá-las no estendal está a aumentar a probabilidade de estas ficarem “ásperas ou rígidas após a secagem ao ar livre devido ao seu elevado teor de algodão”.
O Notícias ao Minuto cita também Sammy Wang, da P&G Fabric Care, que alerta para o facto de as camisolas grossas ficarem muito pesadas quando estão molhadas, pelo que, ao pendurá-las para secar, “pode fazer com que se estiquem e fiquem deformadas”. Assim sendo, deverá encontrar uma alternativa ao estendal na hora de colocar as suas camisolas grossas a secar.
Também deve evitar recorrer ao estendal quando pretende secar cobertores de malha pesados. Alerta a especialista em limpeza, Sarah McCallister, que, ao colocar os cobertores de malha no estendal, poderá estar a esticar o tecido. Para além disso, explica ainda a especialista que “estes cobertores retêm muita água quando são lavados, pelo que se pode esperar um tempo de secagem especialmente longo”.
Por fim, há que ter também cuidado com os tapetes de banho. Embora não se danifiquem com a secagem em linha, estes tapetes demoram muito tempo a secar no estendal e podem ficar lisos e emaranhados.
Leia também: Este é o fruto exótico em que os produtores do Algarve apostam cada vez mais