Se pesquisar no Google Maps as praias do Algarve, a Praia da Rocha, assim como a Praia da Quinta do Lago e a Praia do Vau serão algumas das que irão aparecer no ecrã do seu computador ou telemóvel. No entanto, só explorando a costa do Algarve no próprio local é que irá descobrir as chamadas “praias secretas”. De qualquer forma, algumas praias secretas já começaram a aparecer no mapa da Google, pelo que, aos poucos, ganharam alguma fama.
É em Albufeira que poderá deparar-se com a Praia do Ninho de Andorinha, que em tempos era apenas o paraíso dos poucos turistas que a descobriam. Agora, a praia continua a ser apenas o paraíso de poucos aventureiros, dadas as reduzidas dimensões do areal. Contudo, são cada vez mais as pessoas que ficam a conhecer esta praia, uma vez que, ao fim de vários anos, esta passou a aparecer no Google Maps.
O areal da Praia do Ninho de Andorinha encontra-se rodeado de falésias de todos os lados, o que pode levar as autoridades de segurança a colocar o aviso de interdição do acesso à praia em alguns períodos do ano. As condições de acesso à praia são regularmente avaliadas e este só costuma ser restabelecido após a demolição controlada de partes das falésias consideradas demasiado perigosas.
Se chegar ao local e não encontrar o aviso, então poderá aceder a esta pequena enseada através do trilho que se inicia no topo da falésia. De salientar que a praia é principalmente frequentada por jovens e, segundo o Albufeira Portugal Tourism, apesar de o trajeto de acesso não ser difícil, o mesmo não é indicado para pessoas com mobilidade reduzida ou crianças pequenas. Para além disso, a praia não tem vigilância de nadadores-salvadores, nem dispõe de qualquer equipamento de apoio.
Leia também: Estas são as cinco praias com a água mais quente do Algarve