A reunião desta quinta-feira no Infarmed não deixou dúvidas: o plano vai ser cumprido. Portugal vai entrar na quarta fase de desconfinamento na próxima segunda-feira, 3 de maio, justamente o dia que tinha sido fixado pelo primeiro-ministro a 11 de março, quando foram anunciadas as linhas verdes e vermelhas que separavam o país do regresso à normalidade.
Ainda não é desta que a normalidade plena será atingida: o Estado de Emergência cai, sim, mas com a promessa presidencial de que pode voltar se “necessário”; as reuniões do Infarmed com os peritos continuam; o futebol continua sem público nas bancadas. Porém, esta última fase de desconfinamento representa, até agora, a maior aproximação ao que era a vida pré-pandemia.
Seguem-se os passos que vão ser dados na próxima segunda-feira, ainda sujeitos a alterações pelo Conselho de Ministros e cuja aplicação pode ser travada em alguns concelhos, de acordo com a incidência registada.
♦ RESTAURANTES E CAFÉS SEM LIMITES DE HORÁRIOS
Os restaurantes, cafés, pastelarias e outros estabelecimentos similares deixam de funcionar com limites de horários. Além disso, as restrições no serviço também são alargadas: no interior dos estabelecimentos passa a ser possível haver grupos de seis pessoas por mesa, e nas esplanadas esse número sobe para dez.
♦ ATIVIDADE DESPORTIVA TOTALMENTE DESCONFINADA
A terceira fase do plano dava luz verde à prática de desportos considerados de médio risco, mas esta quarta fase prevê que todas as modalidades possam voltar ao normal. Isto inclui artes marciais chinesas, a dança desportiva, ginástica acrobática, judo, ju-jitsu, karaté, kickboxing e muayatahi, lutas amadores, patinagem artística de pares, polo aquático, râguebi – entre outras atividades consideradas como de alto risco de contágio.
♦ GINÁSIOS COM AULAS DE GRUPO
Nos ginásios, passa a ser possível praticar atividade física em grupo. Além disso, a atividade física ao ar livre passa a ser permitida sem quaisquer restrições, quando até aqui estava limitada a grupos até seis pessoas.
♦ EVENTOS EXTERIORES SEM RESTRIÇÕES
Os grandes eventos exteriores vão poder acontecer sem terem a sua lotação reduzida, como tem acontecido até aqui. No entanto, essa regra mantém-se para tudo o que são eventos dentro de portas. Para preparar o regresso dos espetáculos ao vivo, esta semana vão realizar-se em Braga dois eventos culturais de teste com 400 pessoas cada um. Nesses dias 29 e 30 de abril, os espetadores que se dirigirem ao Altice Forum Braga serão sujeitos a testes rápidos antigénio: só com um resultado negativo poderão entrar no recinto.
♦ CASAMENTOS E BATIZADOS A 50%
A lotação autorizada dos eventos privados, como casamentos e batizados, também vai aumentar: os recintos passam a poder ter 50% da lotação, em vez dos atuais 25%.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso