A Galeria Municipal de Albufeira recebe, a partir da próxima sexta-feira, a exposição de pintura “Cores e Formas em Harmonia”, da autoria do artista Laurentino Cabaço.
O artista, também conhecido por Tino, nasceu em 1943, no Zambujal, Loures. Foi professor do ensino básico e apresentou a sua primeira exposição em 1978, a partir dessa data, passa a dedicar mais tempo à pintura e à escultura. Na pintura tem desenvolvido todos os géneros, não aderindo a escolas ou a correntes.
Autodidacta, tem um estilo de pintura muito próprio, em que a forma e a cor são uma presença constante mas variada. A luminosidade e a intensidade do jogo de cores criam uma visualização repousante e contemplativa nos seus trabalhos.
A sua arte identifica-se um pouco com a pintura “naïf” baseada nos traços puros e delicadamente infantis das crianças, a quem “Tino” dedicou muitos anos da sua vida.
Laurentino Cabaço “pinta por prazer e com muita imaginação, isolando-se na cor e na forma para fugir a este mundo conturbado. Está sempre em evolução positiva. Foi construindo um currículo baseado em variados trabalhos e exposições colectivas e individuais. As suas obras integram colecções particulares, tanto em Portugal como no estrangeiro. Do seu currículo artístico há ainda a referir a autoria do cartaz e cenário do 1º Festival da Canção do Algarve”, pode ler-se na nota de imprensa enviada pela Câmara de Albufeira à nossa redacção.
A exposição pode ser vista até 16 de Maio, de segunda a sexta (excepto feriados) das 9.30 às 12.30 e das 13.30 às 17 horas.