Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.
Segundo refere o Continente em comunicado, desde o início da pandemia, “ajudou vários produtores nacionais no escoamento do excesso de produção e, assim, reforçou, de forma transversal, as compras de carne de origem nacional para 57 mil toneladas, sendo o destaque para a categoria de bovino onde duplicou as compras à produção nacional, muito alavancado nas raças angus e limousine e também nas raças autóctones. Em 2020, as compras de carne representaram um peso de 80% no total de compras neste segmento”.
Já o pescado, adquirido diariamente em 14 lotas portuguesas, atingiu em 2020 compras superiores a 3000 toneladas. Além disso, a marca aumentou em mais de 50% as compras de espécies como robalo, dourada, pregado e truta a projetos nacionais de aquacultura, além do projeto interno de aquacultura, no Algarve, que produz dourada nacional.
Em termos de frutas destaca-se a compra a produtores nacionais de cerca de 16 mil toneladas de citrinos.
Ao nível do combate ao desperdício alimentar, através do Clube de Produtores Continente, “o objetivo é garantir que os produtores sabem produzir de modo sustentável e, neste sentido, lançou a plataforma contra o desperdício alimentar – Feira do Desperdício”.
Esta plataforma promove o aproveitamento do desperdício/subproduto gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre produção – indústria – retalho, e que possam desenvolver projetos de inovação e circularidade.
“A produção e o consumo sustentável são as principais preocupações do Clube de Produtores Continente. Assim, alinhado com o 12º objetivo da ONU, bem como à estratégia Europeia do Prado ao Prato, o Clube vai apresentar aos seus 256 membros, uma proposta de ‘Declaração para a Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, para implementação a 3 anos”, explica Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
“O objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no processo de decisão de compra”, continua a responsável.
“A pandemia veio reforçar a importância de comprar nacional ou local e, consequentemente, de dar mais ênfase às cadeias curtas de abastecimento. No entanto, a produção local sempre foi um dos eixos de atuação do Clube de Produtores Continente – promovemos produtos exclusivos regionais em algumas lojas, o que representa circuitos de transporte mais reduzidos”. esclarece a presidente do Clube de Produtores Continente.
O objetivo do Clube de Produtores Continente é “disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo”. É também aposta do Clube “o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de ‘Produtos da Regiã'”.