Está de férias, descontraído, e, por vezes, esquece-se de colocar logo os alimentos no frigorífico? Pois saiba que, com o tempo quente, esse gesto é muito importante. As toxi-infecções alimentares aumentam no Verão, quando as temperaturas são mais elevadas. Numa ida à praia ou a um piquenique no campo, boa higiene e temperaturas adequadas são indispensáveis para preservar os alimentos correctamente. Estes vão ser transportados, daí que devam existir cuidados adicionais.
Aqui ficam algumas dicas para a conservação e transporte dos alimentos:
- Na véspera coloque as placas de refrigeração no congelador.
- Lave bem a geleira com água e detergente e certifique-se de que a seca bem.
- Ponha os alimentos na geleira pouco antes de sair.
- Guarde as sanduíches na geleira. Fiambre, queijo, atum ou carne fria são boas fontes de proteínas. Adicione folhas de alface, rodelas de tomate ou outros legumes para tornar as refeições ainda mais saudáveis. Para evitar que o tomate amoleça, corte-o às fatias, ponha-o num recipiente e junte-o às sandes antes de começar a comer.
- Escolha fruta que pode preparar em casa e levar em caixas fechadas de plástico. Melancia, melão, papaia e manga são boas opções. Quanto às maçãs, ameixas, uvas, cerejas e pêssegos, basta lavá-las. Coloque a fruta mais sensível por cima dos outros alimentos, para não ficarem esmagadas.
- Coloque placas de refrigeração na geleira para ajudar a manter a temperatura baixa.
- Se levar bebidas frescas, transporte-as separadamente, para evitar abrir a geleira da comida e aumentar a temperatura.
- Uma geleira cheia conserva melhor o frio. Se não conseguir enchê-la, coloque mais umas placas de refrigeração ou, se possível, opte por uma geleira mais pequena.
- Ao chegar à praia ou ao local do piquenique, coloque a geleira à sombra e tampe-a com uma toalha de cor clara. Também pode enterrar a geleira na areia à sombra, debaixo do chapéu-de-sol.
- Leve toalhetes para limpar as mãos.