Há quem sonhe saltar de paraquedas ou fazer bungee jumping, mas há uma outra experiência de aventura com que pode ainda não sonhar apenas porque não sabe que ela existe. Na gíria diz-se que é um slide, mas na verdade trata-se de uma tirolesa que o leva a percorrer um trajeto de 720 metros, ligando Espanha a Portugal. Esta é a primeira tirolesa transfronteiriça do mundo e encontra-se em funcionamento desde 2013.
É em Salúncar, na região de Huelva, em Espanha, que começa a aventura. Ali está o ponto mais alto e a marca de partida desta experiência. Enquanto aguarda a sua vez para descer até ao Algarve, pode apreciar os antigos moinhos, a Igreja de Nossa Senhora das Flores e o Castelo de S. Marcos, que se encontram na localidade espanhola, assim como o rio Guadiana e a vila de Alcoutim, situados no Algarve. Esta última vila é o destino da sua viagem na tirolesa.
Tal como avança o Ekonomista, depois de chegar a Sanlúcar, os participantes são transportados, em grupos de oito, pela equipa da LimiteZero, com o equipamento e capacetes já previamente cedidos pela organização. O percurso até ao Algarve é feito através de um cabo suspenso e tem a duração de cerca de dois minutos. Uma vez em solo português, terá de andar durante cerca de cinco minutos até ao cais de Alcoutim.
No que diz respeito aos preços desta experiência, saiba que a aventura tem o custo de 25 euros por pessoa, sendo que os grupos ou famílias com mais de cinco pessoas podem usufruir de um desconto de 10%. De salientar que ao deixar o carro em Espanha para fazer a descida em tirolesa rumo a Portugal, terá depois de apanhar um ferry para atravessar de novo o Guadiana. No entanto, o custo do transporte está incluído no bilhete da travessia em tirolesa.
Por outro lado, se deixar o carro em Portugal, para atravessar o Guadiana de barco terá de suportar o custo do trajeto no ferry.
Leia também: Reabriu um dos mais famosos espaços de diversão noturna do Algarve