Viajar de carro não deveria envolver riscos para a segurança, mas a verdade é que certos erros ou hábitos podem transformar a viagem numa experiência inesperadamente desagradável. Um desses erros, bastante comum, foi recentemente destacado pelas autoridades, que alertaram para o perigo significativo de os condutores deixarem este objeto no porta-luvas do veículo.
O aviso recai sobre um hábito cada vez mais comum: a tendência de guardar certos objetos no porta-luvas do carro. Entre os itens mais frequentemente armazenados encontram-se a documentação do veículo, como a carta de condução e os papéis do seguro. No entanto, muitos condutores cometem o erro de deixar também as chaves de casa no porta-luvas.
Deixar as chaves de casa no porta-luvas pode parecer uma escolha inofensiva, mas é, na verdade, um erro com potencial para graves consequências. Apesar de as chaves de casa não serem um objeto valioso por si só, são extremamente importantes, permitindo o regresso à normalidade após a viagem. Se porventura caírem nas mãos erradas, podem ser utilizadas para facilitar um assalto.
A Guarda Civil, citada pela Forever Young, fez questão de sublinhar este perigo, perguntando: “sabia que com este simples gesto pode ser vítima de um assalto?” Esta simples pergunta ilustra o risco que muitos condutores correm ao deixarem as suas chaves de casa no carro, especialmente quando este fica estacionado por vários dias.
O problema agrava-se se os ladrões conseguirem entrar no veículo e encontrarem documentação contendo a morada do proprietário, como uma apólice de seguro ou uma fatura de uma oficina. Se as chaves da casa também estiverem no porta-luvas, os criminosos poderão facilmente deslocar-se até à morada e realizar um assalto.
As autoridades espanholas já registaram diversos casos em que esta situação ocorreu, resultando em assaltos que poderiam ter sido evitados.
Leia também: 10 moedas de 50 cêntimos de euro valiosas. Tem alguma na carteira?