O Algarve parece não dar sinais de abrandamento no que toca à sua popularidade entre os turistas estrangeiros. Desta vez é o jornal diário 20Minutos que dá conta de um crescente interesse numa cidade portuguesa que está na moda entre os turistas espanhóis. “Não é o Porto nem é Lisboa”, refere o jornal. A cidade em evidência é Faro, a capital do Algarve.
O jornal destaca que “com 150 quilómetros de costa e vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico, o Algarve apresenta-se como um destino de férias prioritário para os portugueses, e cada vez mais para os espanhóis, devido às suas esplêndidas praias de areias douradas e águas turquesas, aliadas a um clima agradável e temperado”.
O outono e inverno são também “momentos perfeitos para explorar as paisagens naturais impressionantes e descobrir cidades cheias de vida, como Faro, rica em monumentos e edifícios históricos”, refere ainda a mesma fonte.
Ao escrever sobre Faro o jornal fala sobre o aspeto histórico da cidade, “ao percorrer a cidade velha de Faro, inevitavelmente depara-se com a imponente porta decorativa do Arco da Vila, cuja origem remonta à era árabe, embora tenha sido remodelada em 1812. Esta porta, situada nas antigas muralhas, é adornada com uma estátua de São Tomás de Aquino e serve como entrada para a encantadora cidade velha de Faro”.
Um dos pontos destacados de Faro é a sua Cidade Velha, com ruas repletas de monumentos históricos. Entre elas, destaca-se a catedral gótica (do século XIII), conhecida como a Igreja de Santa Maria, parcialmente destruída pelos ingleses em 1596. Recomenda-se subir à torre para apreciar uma vista panorâmica da cidade. Na mesma praça onde se encontra este belo monumento, estão também o Palácio Episcopal e a Câmara Municipal.
A Universidade do Algarve também é tópico, uma vez que faz com que Faro concentre também em si a vida cultural da região.
Para explorar o rico passado da cidade, é aconselhável visitar o Museu Arqueológico, localizado no antigo convento de Nossa Senhora da Assunção (do século XVI), que não só se destaca pela sua localização arquitetónica única, mas também pela exposição de obras religiosas regionais e artefatos históricos da época romana. A Rua de Santo António, referida como a rua mais comercial, repleta de lojas, bares e restaurantes, oferece uma animada atmosfera graças à presença de estudantes universitários.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma igreja barroca financiada e decorada com ouro brasileiro também é mencionada. Esta igreja surpreende com as suas paredes cobertas de azulejos, destacando-se especialmente a Capela dos Ossos, construída com os ossos e crânios de mais de 1.200 monges carmelitas exumados de um cemitério próximo.
Por fim, a pequena marina é ainda referida pelo jornal. Famosa pelo seu magnífico pôr do sol e é o local ideal para apreciar a gastronomia do Algarve nos seus restaurantes locais. Recomenda-se experimentar a cataplana de peixe e marisco, um delicioso ensopado de peixe com camarão, amêijoas e mexilhões e o bacalhau à brás.
Leia também: Esta vila do Algarve é comparada a uma ilha da Grécia