O Algarve, com mais de 150 quilómetros de costa, tornou-se um dos destinos mais populares do mundo. Além de ser um destino turístico de excelência, a região algarvia continua a atrair um número crescente de investidores nacionais e estrangeiros. A procura por imóveis aumentou nos primeiros sete meses do ano, com julho a registar um crescimento de 85% na procura por habitação em comparação com os meses do último trimestre de 2023, revela o Idealista com dados da Remax. Saiba agora qual é a cidade mais procurada por estrangeiros e portugueses para a compra de casa no Algarve.
“A procura é mais acentuada nos concelhos do barlavento, na zona mais ocidental do Algarve, face aos integrados no sotavento algarvio. Portimão, Loulé e Albufeira são os concelhos com maior procura”, refere a Remax, citada pelo Idealista.
Dados da Remax, referentes aos primeiros sete meses de 2024, revelam que, por concelho, Portimão, no barlavento algarvio, foi o mais procurado, com 19,3% das buscas. Loulé, também em destaque, ficou em segundo lugar no mercado imobiliário global, com 15,4%, seguido por Albufeira, que ocupa a terceira posição com 14,3%.
A fechar o top 5 no volume da procura os concelhos está Faro (11,8%) e de Tavira (7%). Em contraste, Monchique, no barlavento, e São Brás de Alportel, no sotavento, são os concelhos com menor procura que se explica por serem dos “poucos concelhos algarvios que não têm acesso direto ao mar e às praias”, lê-se no comunicado.
A análise dos tipos de imóveis mais procurados revela que, no caso dos apartamentos, as tipologias mais pequenas (T0 a T2) são as mais procuradas. Nos dois concelhos mais populosos, Loulé e Faro, os apartamentos T1 são os que registam maior procura.
“O aumento contínuo na procura por imóveis no Algarve, em especial para aquisição de habitação, sublinha a atratividade da região como um destino não apenas turístico, mas também de residência permanente. É esta combinação de um ambiente natural único, excelente qualidade de vida e oportunidades de investimento, que fazem do Algarve uma escolha preferencial para muitos investidores, quer sejam eles nacionais ou estrangeiros”, explica Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal.
Leia também: Conheça a praia portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC