Em Espanha, uma recomendação de segurança automóvel tornou-se viral, motivando até um artigo na secção de motor do jornal El País. Bernat Escolano, profissional de automóveis e influenciador no Instagram com mais de 120 mil seguidores, divulgou um vídeo alertando sobre a importância de manter as janelas do carro fechadas ou abertas na totalidade, mas nunca a meio. Vamos explicar-lhe porquê, com a ajuda do IOL.
Escolano sublinha a relevância da segurança na posição das janelas e recomenda evitar mantê-las a meio, explicando que tal “pode cortar a cabeça” em caso de acidente. Sugere que, no máximo, se deixem abertas apenas dois dedos para prevenir qualquer impacto.
Esta recomendação assume especial importância no verão, quando a tentação de desfrutar da brisa fresca no carro é grande, mas pode trazer consequências perigosas.
De acordo com El País, além do risco de acidentes graves, como cortes ou lesões, manter a janela do carro aberta tem outros impactos negativos. A entrada de ruídos externos, pó, insetos e outras distrações são alguns dos problemas que podem surgir. Do ponto de vista aerodinâmico, conduzir com as janelas abertas pode aumentar o consumo de combustível, prejudicando a eficiência do veículo.
Caso as janelas estejam completamente abertas, o perigo aumenta. Um braço ou mão de fora pode sofrer lesões graves. Portanto, a opção mais segura, numa época em que o ar condicionado é comum, é manter as janelas totalmente fechadas durante a condução.
A imagem de conduzir com o cotovelo apoiado na janela é frequente em filmes e anúncios, evocando uma sensação de liberdade ao volante. Apesar de ser uma postura comum entre condutores, não é, de todo, uma prática recomendada, uma vez que, numa situação de perigo iminente, pode aumentar as probabilidades de se vir a magoar.
Pode consultar o vídeo aqui.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão