Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores tem prémios de mais de 6.000 euros e a oportunidade de participar em certames internacionais com os trabalhos das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Energia/Eficiência Energética, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática ou Química.
A participação é aberta a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, desde que tenham um projecto ou trabalho científico inovador que tenha sido concluído antes da entrada no ensino superior.
Desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, o Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores tem como objectivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.
“O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é uma das fortes apostas da Fundação da Juventude na promoção da ciência e da tecnologia bem como do espírito empreendedor junto dos jovens estudantes. Entendemos que é uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) consideradas hoje, e na próxima década, as áreas de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”, afirma Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude.
A avaliação e a selecção dos trabalhos cabe a um Júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas, para além de representantes da Fundação da Juventude, da Ciência Viva, da Direcção Geral da Educação do Ministério da Educação, Agência para a Energia e da Agência Portuguesa do Ambiente.
A lista de projectos seleccionados para estarem presentes na 10ª Mostra Nacional de Ciência, que decorre nos dias 30 de Maio e 1 de Junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, será publicada no sítio do Concurso até meados de Maio.
Promovido pela Fundação da Juventude com o apoio do Museu da Electricidade, Fundação EDP, Direcção Geral de Educação, Ciência Viva, Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento, Astrazeneca, Porto Editora, Adene, Lipor, MEO, Intel, Pousadas da Juventude e Cartão Jovem, o Concurso pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projectos/trabalhos científicos inovadores. A submissão de trabalhos deve ser feita até 22 de Abril através do formulário disponível em www.fjuventude.pt/jcientistas2016.