Questão:
“Que cuidados devo ter na compra de bilhetes para o Euro?”
A DECO responde…
Se quer assistir a um dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 no estádio, siga as regras da UEFA e opte sempre pela compra numa das plataformas oficiais. Ao adquirir bilhetes em sites não oficiais, arrisca-se a que estes sejam falsos ou em nome de outrem e ser barrado à entrada.
O EURO 2016 já decorre e a regra do jogo é clara: a compra e venda de bilhetes on-line só pode ser feita por intermédio do site oficial da UEFA. Os ingressos são vendidos com o nome do consumidor final associado, pelo que a entrada nos estádios só está garantida caso os seus portadores se façam acompanhar de um documento de identificação que o confirme.
Os adeptos que adquiram bilhetes em canais não oficiais, como sites de revenda de bilhetes, e em nome de outros arriscam-se assim a gastar muito dinheiro em vão. Outro risco potencial é o de falha na entrega destes ingressos.
O reforço das medidas de segurança ocorre este ano para fazer face ao maior risco de ameaça terrorista. Dada a grande probabilidade de fraude, várias organizações de consumidores europeias juntam-se na missão de a todos alertar para os perigos da compra de bilhetes em canais não oficiais.
A britânica Which? está entre essas organizações e divulgou recentemente uma investigação que comprova a existência de numerosos sites não oficiais que se dedicam à revenda de entradas para a competição europeia.
Alguns bilhetes são comercializados por preços superiores a € 5000, mas à medida que a competição evolui, a tendência é para a inflação destes valores. Muitos destes websites vendem os bilhetes sem informação quanto ao lugar e preço inicial, entre outros dados essenciais.
Alguns dos websites que se dedicam à revenda de bilhetes, como o www.gettickets.co e o www.atstickets.com, foram contactados no âmbito do estudo, com o propósito de perceber porque vão contra as regras fixadas pela UEFA, prejudicando os consumidores, mas nenhuma resposta foi obtida.
Esteja atento às fraudes. Se é adepto de futebol e quer comprar ingressos para um dos jogos do EURO 2016, faça-o através dos canais oficiais. Os bilhetes adquiridos por outras vias não garantem o acesso ao estádio.