O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, no próximo sábado, o III Encontro Internacional de Coleccionismo.
A actividade é organizada pela secção de coleccionismo dos Bombeiros de Vila Real e reúne entusiastas de Portugal e Espanha que colocarão em exposição milhares de objectos como selos, canetas, porta-chaves, medalhas, moedas, notas, calendários de bolso ou antigos credifones.
Esta edição reúne cerca de 150 participantes, nomeadamente o maior coleccionador de máquinas fotográficas do país (natural de Monchique) e um dos maiores coleccionadores de pins da Europa (natural de Jerez de la Frontera).
Para assinalar a iniciativa, serão lançadas cinco colecções de pacotes de açúcar que retratam imagens da cidade de Vila Real de Santo António, a fauna e flora da Ria Formosa, bem como as viaturas antigas e os crachás comemorativos dos Bombeiros Voluntários de Vila Real.
Simultaneamente, serão emitidos dois selos, um carimbo, um sobrescrito e duas colecções de postais, uma das quais alusiva aos 125º aniversário da Secção de Coleccionismo.
Além dos clubes filatélicos do Algarve, o encontro deste ano conta com a presença do Fórum Numismatas de Lisboa, do Clube Filatélico e Numismático de Huelva, do Clube de Numismatas de Lisboa e dos Amigos do Selo de Faro.
Também no próximo fim-de-semana, a Praça Marquês de Pombal, em Vila Real, recebe a III Feira Internacional de Floricultura e Artesanato, entre as 10 e as 20 horas.
O evento, de entrada livre, será igualmente dedicado ao coleccionismo, nomeadamente aos adeptos das artes botânicas, que poderão comprar e trocar desde sementes, árvores, plantas e cactos.