A clínica de oftalmologia Vivina Cabrita, localizada em Faro, disponibiliza o serviço de teleconsulta, para que utentes possam receber “os cuidados de oftalmologia que necessitam e, simultaneamente, minimizar o número de deslocações ao exterior, como é desejado no contexto de pandemia em que vivemos”.
A implementação deste serviço resulta das recomendações assinaladas pela Direção do Colégio de Especialidade de Oftalmologia, no combate à redução da transmissão da doença por COVID-19, nomeadamente as preconizadas em relação ao isolamento e distanciamento social.
Entre as recomendações, o Colégio de Oftalmologia reforça “o princípio de que, sempre que seja possível, as pessoas devem evitar sair de casa e privilegiar a utilização de serviços telefónicos ou online para entrar em contato com serviços essenciais, como entidades públicas ou de saúde”, explica a clínica Vivina Cabrita.
“As visitas às clínicas de oftalmologia só deverão ser realizadas em caso de urgência, de forma a prevenir infeções cruzadas entre doentes e os profissionais de saúde visual, uma vez que as consultas da especialidade poderão revelar-se demoradas e implicam uma grande proximidade física e espacial”, acrescenta.
Neste sentido, a introdução da teleconsulta, ou seja, a realização de consultas médica realizadas à distância, no conjunto de serviços oferecidos pela Clínica Vivina Cabrita afigura-se como natural e necessária, “com vista a salvaguardar profissionais de saúde, proteger as famílias e a preservar a comunidade”.
Para realizar a teleconsulta na Clínica Vivina Cabrita, apenas necessita de um smartphone, tablet ou computador (com câmara e microfone), ligação à internet e a aplicação Zoom instalada. A marcação pode ser efetuada por telefone 289 894 400 ou 917 597 347 ou através do e-mail [email protected].