Elon Musk, o fundador da Tesla, alertou esta segunda-feira, à margem de uma conferência na Noruega, que “ainda precisamos de usar petróleo e gás no curto prazo, caso contrário a civilização irá desmoronar-se”.
Em declarações à imprensa, Musk declarou ainda que “um dos maiores desafios que o mundo já enfrentou é a transição para a energia sustentável e para uma economia sustentável… que levará algumas décadas a concretizar”, segundo a Reuters.
De acordo com a mesma fonte, Elon Musk também foi questionado sobre se a Noruega deve continuar a explorar petróleo e gás, tendo defendido que atualmente é necessária alguma exploração adicional.
Recorde-se que a Noruega tem aumentado o seu fornecimento de gás natural à Europa nos últimos meses, compensando parcialmente as reduções na importação de gás russo que resultaram na guerra na Ucrânia.
A escalada das cotações do petróleo e do gás natural, que começou antes da guerra, é apontada por diversos especialistas como um resultado da retoma da economia após os confinamentos da pandemia, com o sistema logístico global da indústria petrolífera a não responder ao mesmo ritmo da aceleração do consumo de combustíveis.
A indústria petrolífera debate-se, há alguns anos, com o dilema de reforçar os investimentos em exploração e produção ou desacelerar essa aposta, tendo em conta as prioridades de política energética de diversos países, centradas nas fontes renováveis.
Na conferência, mostrou-se ainda preocupado com as taxas de natalidade no mundo, falando ainda sobre os “riscos de colapso para a população”.
“Uma das minhas preocupações menos óbvias é com a taxa de natalidade. Penso que é importante que as pessoas tenham bebés suficientes para apoiar a civilização, para que não diminuamos”, disse.
- Texto: Expresso com SIC Notícias, jornal e televisão parceiros do POSTAL